17 Dicas de como baixar e eliminar a febre

seg, 01/02/2010 - 10h00

[s]

[/s]

A febre é algo que nos faz ficar em baixo e sem energias para realizar as tarefas mais simples. Deixa-nos moles, sem forças, com frio e completamente de rastos. Eis algumas dicas de como reduzir e eliminar a febre do seu corpo.

  • Verifique a sua febre:

A temperatura normal do corpo humano varia ligeiramente de pessoa para pessoa. Factores externos como o exercício físico, a comida ou vestuário em excesso, podem elevar a temperatura, muitas vezes até aos 39 graus. As crianças tendem a ter uma maior temperatura que os adultos. Uma temperatura entre os 37 graus e os 38 graus poderá ser considerada de febre e uma temperatura acima dos 38 é certamente uma temperatura de febre.

Aconselha-se a ida ao médico quando:

  • A febre estiver presente numa criança com menos de 4 meses;
  • A febre está associada a ter o pescoço rijo;
  • A febre é acima dos 40 graus centígrados e não a conseguimos fazer descer;
  • A febre está acima dos 41 graus em qualquer circunstância;
  • A febre já dura há mais de 5 dias.
[/comentario]

  • Conheça a razão de ter febre:

A febre acontece quando temos algum tipo de infecção no corpo. Pode-se dizer que a febre não é uma doença, mas sim um sintoma de que algo não está bem. Quando apresentamos sintomas de febre, estes são sinais de que o nosso corpo se está a defender de uma infecção ainda maior e que está a retardar o aparecimento de uma doença maior.

  • Compense as perdas do seu corpo:

Quando temos febre o nosso organismo está quente em excesso, transpirando para tentar ser arrefecido. Ao fazê-lo perdemos água, que deve ser compensada com a ingestão de líquidos. Quando estamos desidratados o nosso corpo reage fechando os poros para não perdermos mais água, dificultando ao mesmo tempo o baixar da temperatura.

  • Beba sumos com frutas e vegetais:

Os sumos de frutas e vegetais são ricos em vitaminas e minerais. Sumos de beterraba, cenoura e tomate são considerados os melhores sumos, ricos em nutrientes essenciais.

  • Beba uma mistura de chá de tomilho, tília e camomila:

O chá é um óptimo suplemento de líquidos. A melhor combinação é a de tomilho, tília e camomila. O tomilho tem características anti-sépticas, a tília estimula a transpiração enquanto que a camomila diminui as inflamações. Prepare um chá com estes três ingredientes, com uma colher de chá numa chávena, fervendo durante 5 minutos. Passe pelo coador e beba várias vezes por dia.

  • Beba chá de tília:

Tal como foi dito anteriormente, as flores da tília são muito eficazes para produzir a transpiração. Tome várias vezes ao dia um chá de tília bem quente.

  • Chá de casca de salgueiro:

A casca do salgueiro é rica em salicilatos, compostos relacionados com a aspirina. Este remédio natural é muito eficaz no baixar da febre. Faça um chá de casca de salgueiro e tome em pequenas doses.

  • Chá de sabugueiro-preto:

Para quem não tolera a aspirina é preferível tomar um chá de sabugueiro-preto, mais um chá bastante eficaz no combate da febre. Tome-o quantas vezes desejar.

  • Chupe gelo:

Chupar cubos de gelo é bastante eficaz no combate da febre. Pode aumentar a sua eficácia fazendo cubos de gelo com pequenos pedaços de fruta ou de sumos de fruta.

  • Use compressas molhadas:

As compressas molhadas evitam que a febre aumente. Pode usar compressas de água quente ou em caso de febre mais alta, compressas de água fria. Aplique estas compressas nos pulsos, na fronte e na barriga das pernas, mantendo o restante corpo coberto.

  • Use uma esponja humedecida:

Uma esponja com água fria ajuda a dissipar o calor em excesso do corpo. Aplique a esponja humedecida em todo o corpo, mas especialmente nas zonas mais quentes, como as axilas e as virilhas. Não é aconselhado o uso de álcool, como é prática de muitas pessoas, já que este poderá ser inalado ou absorvido pela pele.

  • Tome um bom banho:

Se está com frio e a tremer vai se sentir mergulhar se tomar um banho de emersão em água quente. Para os bebés é aconselhado que a água esteja morna.

  • Tome um analgésico:

Para quê estar com febre se a pode baixar com um analgésico? Recomenda-se duas aspirinas ou dois comprimidos de acetaminofeno para quem é alérgico à aspirina, de 4 em 4 horas.

  • Dê acetaminofeno às crianças:

Para as crianças não é aconselhável a aspirina, mas sim o acetaminofeno. O recomendado são 10 a 14 miligramas de acetaminofeno para cada quilo de peso, numa frequência de 4 em 4 horas e nunca durante muitos dias.

  • Agasalhe-se:

Se tem calor a mais, retire a roupa em excesso da cama. Se pelo contrário tiver frio, coloque a roupa suficiente até estar confortável. Tenha especial cuidado com as crianças, tendo o cuidado de não as deixar sobre-aquecer.

  • Esteja num ambiente confortável:

Estudos indicam que a temperatura do local onde se está deve rondar os 18 graus centígrados. Mantenha uma luminosidade moderada e tenha especial cuidado às correntes de ar.

  • Coma caso lhe apeteça:

Opte por um regime de fruta e de sumos de frutos até que a temperatura regresse ao seu estado normal. Siga o seu instinto e o seu apetite e coma caso lhe apeteça. Tenha sempre em atenção relativamente à ingestão de mais líquidos que o habitual.

Assuntos relacionados: saúde qualidade de vida dicas da nuxa

NENHUM COMENTÁRIO NO VILACLUB

Comente!

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinzabeyoncé 50 tons de cinzabolo de cenourabolo de chocolatecabelos curtoscortes de cabeloescova progressivamaquiagemtrançasunhas decoradas