Márcia Greice Campos de Melo Nunes

Formando um cardápio semanal

quin, 29/04/2010 - 19h36

Oi,

Lembra daquela sugestao da listinha de compras do supermercado?

Tenho outra: que tal fazer um cardápio semanal pra o almoço da família? Descobri que podemos fazer ainda mais economia na compra de carne e verduras dessa forma. sem falar que deixamos de desperdiçar comida, ou porque esquecemos no fundo do gavetao da geladeira ou porque depois de comer tanta carne a família enjoou e o demais ficou no fundo do congelador ou do freezer. Sem falar nas verduras que ficam velhas.

Com o cardápio, só compramos a carne calculada pra aqueles dias de carne, os dias de frango, de peixe e assim temos variedade com economia.

Aqui em casa somos tres pessoas.

Criei um cardápio que fica grudado com ima do lado da geladeira, proximo dalista de compras. Assim fica mais fácil de visualisar.

Calculei que ao invés de comprar tanta carne e deixar no freezer superior da geladeira,compro somente o seguinte, toda segunda feira:

-1200k de bife dividido em duas porçoes. Assim, na segunda e na sexta temos bife de boa qualidade(600g cada dia) que pra nós dá pro almoço e pro jantar.

-Compro um frango inteiro: na terça feira preparo os pedaços, na quinta feira o peito. Também com sabras suficientes pro jantar.

-Na quarta feira temos 600g de fígado de boi, que, além de gostoso é recomendado pelas nutricionistas por ser fonte de ferro. Também repetimos no jantar com saladas.

-No sábado, por estamos todos juntos em casa, fazemos aquele peixe (dourado ou caçao) com pirao, leite de coco, coentro... hum!! A turma adora.

-E no domingo, como nao sou de ferro, uma vez (no início do mes), almoçamos fora, nos outros, temos aquela lasanha semipronta, que é só colocar no forno.

Assim temos maior controle das quantidades sem perder a variedade e o valor nutricional.

Até os tipos de salada sao pré programadas nesse cardápio. No dia que faço pure de batata,nao faço macarrao por motivos óbvios: já tem cerboidrato suficiente. As verduras pras saladas sao compradas de acordo com o cardápio também.

antigamente eu comprava dois pés de alfaçe grandes e deixava na geladeira. Resultado: quase sempre perdia folhas. Hoje, compro só um. Lavo as folhas e separo em duas sacolas daquelas que agente compra em rolo. Na segunda uso alfaçe na salada, entao abro a sacola que tem as folhas maiores. Na sexta, uso a sacola que tem as folhas mais novas. Pronto, nao perco mais nada.

Quanto ás batatas, calculo quantas vou precisar pra fazer o pure da terça, o refogado com fígado na quarta e a maionese da sexta feira.

Assim evito que sobrem legumes e folhas na geladeira pra semana seguinte. Na segunda feira que é meu dia de compras, temos tudo novinho novamente.

Ah! Uma ótima dica pra nao perder cebola, pimentao e tomate, que sempre ficam o pedacinho perdido na porta da geladeira é usar aqueles potinhos em forma de cebola, que vedem no supermercado. ouaté mesmo um potinho comum de plástico, com tampa. Mas tem que ser um pra cada um. Quando sobra um pedaço de cebola.. guarde lá. Tomate entao, que fica logo melado, fica ótimo se guardado dessa forma. Voce tem sempre essa referencia, quando quizer é só procurar nos potinhos.

Nada se perde.

Bjossss

Leia Também

2 comentários no Vilaclub

Comente!
NOME GISELLE ARAUJO
sex, 17/09/2010 - 14h16 - reportar abuso

Olá, estava precisando de uma dica pra cardápio e sua sugestão me ajudou muito!!! bjoks

responder ao comentário
NOME marcia gomes
seg, 03/05/2010 - 09h54 - reportar abuso

em casa tb somos em 3,as x realmente peco na quantidade,sobra e acaba indo p/ o lixo,meu marido sempre fala no disperdicio. um beijo da sua xará marcinha

responder ao comentário
Veja mais comentários

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinzabeyoncé 50 tons de cinzabolo de cenourabolo de chocolatecabelos curtoscortes de cabeloescova progressivamaquiagemtrançasunhas decoradas