O que te deixa motivada para trabalhar?

sex, 24/10/2008 - 15h02

O que te deixa motivado para trabalhar? É o elogio do chefe?

São os benefícios da empresa? São aquelas fases em que o mercado está aquecido e os negócios vão bem? Quer dizer então que quando o chefe não elogia, a empresa suspende os benefícios ou o mercado está difícil você fica desmotivado, é isso? Se for, então você tem um problema.

Depender de fatores externos para se motivar torna você vulnerável ao que acontece à sua volta. Torna o seu sucesso como que refém de circunstâncias favoráveis, e isso não é nada bom. Gente, não é que eu esteja diminuindo a importância do reconhecimento da chefia ou da empresa que valoriza os funcionários. Pelo contrário, acho que são ótimos estímulos, mas são estímulos externos, e o que vem de fora não é capaz de criar a motivação duradoura de que a gente precisa pra vencer desafios, atravessar momentos difíceis e viver os altos e baixos da vida.

Guarde bem isso: a fonte da motivação tem de estar dentro de você. Então você não deve buscar motivação e sim automotivação. Só quem é automotivado tem energia pra evoluir sempre, com benefício ou sem benefício. Com elogiou ou sem elogio. Quando o mercado está bom e quando não está. Aí você me pergunta: e como eu faço para me automotivar?

Bom, em primeiro lugar você tem que se conhecer e saber o que tem a ver com você. E a melhor maneira de fazer isso é se questionar. Você precisa ter o costume de fazer perguntas pra si mesmo: "O que me deixa satisfeito? Qual é a minha meta? Estou levando a vida na direção dos meus sonhos? O que me deixa feliz?" O autoquestionamento é fundamental para a nossa vida porque nos tira do piloto automático e obriga a prestar atenção em nós mesmos.

Use as perguntas para saber o que você tem feito com você mesmo. Questione-se para descobrir o que realmente entusiasma você, porque o entusiasmo é o sinal mais claro de que você encontrou a fonte da automotivação. Por que não começar com as perguntas agora mesmo? Faça então esta aqui:"o que me deixa satisfeito atualmente?”.

1 comentários no Vilaclub

Comente!
NOME Rosemary Porto Farias
quin, 11/02/2010 - 20h10 - reportar abuso

Quando descobrimos realmente o que gostamos de fazer, esse é o trabalho certo, porque independente de salario, se você gosta e faz bem, você se destaca.

responder ao comentário
Veja mais comentários

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas