Como calcular a quantidade de comes e bebes para sua festa

Qui, 05/07/2012 - 12h44    |   Reportar abuso
Por Drica Peccini

Destaque da Comunidade: Drica Peccini

Não há nada pior do que você levar um tempão sonhando com aquela festa e no dia ela se tornar um verdadeiro pesadelo, pois faltou comida ou bebida.
Para que sua festa dê certo é preciso atenção em todos os detalhes, principalmente no que servir. Pensando nisso, estou trazendo para vocês algumas dicas importantes para que você consiga calcular quanto você precisa de comida e bebida para sua festa.

Uma informação importante além da quantidade de convidados é o tempo de festa e a idade dos convidados, pois essas informações fazem toda a diferença. 
Jovens, comem e bebem mais do que mulheres, idosos e crianças.
Cada 2 crianças equivalem a 1 adulto;
Festas com longa duração aumenta-se a quantidade de comida e bebida
Salgadinhos
  • Calcule 5 a 8 salgadinhos por pessoa se houver almoço ou jantar em seguida.
  • Calcule 12 salgadinhos ou canapés por pessoa se houver apenas um prato quente em seguida (coquetel + prato quente.
  • Calcule aproximadamente 150 gramas de massa por pessoa se for servi-la como acompanhamento e 200 gramas se for servi-la como prato principal.
  • Calcule 120 gramas de frutas e vegetais por pessoa.
  • Calcule aproximadamente 200 gramas de carnes ou peixes por pessoa em um almoço ou jantar onde haverá outros pratos.
  • Calcule 50 gramas de arros por pessoa. Quando cozido o arroz triplica o seu peso, ou seja, 50 gramas de arroz cru equivale a 150 gramas de arroz cozido.
  • Uma fôrma de 22 cm de diâmetro de torta salgada ou doce serve 10 pessoas.
Se você fizer uma festinha com salgadinhos e docinhos somente para adultos calcula-se: 15 salgados e 7 doces por pessoa. Se a festa for infantil calcula-se 6 salgadinhos, se houver outros quitutes como pizza, cachorro quente e 5 docinhos por convidado. Geralmente as confeitarias vendem o cento dos quitutes e os valores variam de acordo com o tipo que você preferir ? podem ser sortidos, fritos, folhados, doces tradicionais, caramelados ou glaceados.
Bolos e Doces
Se a festa tiver bolo, que em festa de criança não pode faltar, o cálculo é uma fatia grossa por pessoa (60 gramas), levando em consideração que há pessoas que não comem e há quem pede bis. 
Calcule 5 a 7 docinhos por pessoa.
Em relação as sobremesas, o ideal é fazer com que cada sobremesa de para todos os convidados.
Churrasco
Caso você opte por fazer um churrasco, as quantidades são quase um padrão, utilizadas pela maioria dos assadores. Calcula-se 400g de carne por pessoa (se forem só adultos), mas se o churrasco tiver acompanhamentos como saladas e pãozinho com alho vai sobrar menos apetite para saborear as carnes. 
Se no seu churrasco tiver três tipos de carne, o exemplo de cálculo fica assim: 100g de linguiça, 200g de costela de porco e 100g de picanha, totalizando 400g. Se crianças também forem comer, é aconselhado um acompanhamento como arroz, batata, polentinha frita ou pastelzinho. 
Fingers Foods
Àqueles que preferirem servir finger foods (comidas servidas em pequenas porções), recomenda-se 18 unidades salgadas e 6 doces por pessoa. Em um jantar completo cada pessoa consome cerca de 250g na entrada, no prato principal calcula-se 150g de carboidrato e 250g de proteína e de sobremesa 200g. 
Coffe Breaks
Em eventos longos que pedem coffe breaks, o ideal é não servir muita quantidade por pessoa. Usualmente, há variedade em bebidas (sucos, chás, cafés, refrigerantes) e de comidas (bolachinhas, biscoitos, minissanduíches, salgadinhos variados, minipães, bolinhos), mas tudo em pequenas quantidades, já que cada convidado seleciona o que mais lhe apetece. Então calcula-se 200ml de bebida/pessoa e de 4 a 5 unidades de salgados, mais 2 a 3 unidades de doce/pessoa.
Bebidas
Quantidade de bebida padrão para um evento de quatro horas:
- 400 ml de refrigerante por pessoa no inverno e 600 ml de refrigerante por pessoa no verão- 800 ml de cerveja por pessoa- 200 ml de água por pessoa- Vinho ou espumante se não houver cerveja ? calcule ½ garrafa por pessoa- Vinho ou espumante se houver cerveja ? calcule 1 garrafa para cada 5 pessoas - diminua a cerveja para 600 ml- Whisky ? 1 garrafa para cada 50 pessoas- Coquetel de frutas ? 4 litros para 50 pessoas
Descartáveis
Em relação aos copos é importante se calcular de 2 a 3 por pessoa, no caso dos de vidro, e de 4 a 5 se forem de plástico. Os copos de vidro devem variar entre tulipas, taças, copos para refrigerante e água, flutes e etc.
Pratinhos, calcula-se pelo número de convidados mais 10% excedente e guardanapos cinco vezes o número de convidados.
Lista de convidados feita e cardápio preparado e aí já providenciou a decoração da festa. Ainda não? Então dê uma passadinha na nossa loja. Personalizamos o seu tema do jeito que você imaginar.



Seja a primeira a comentar

Publicidade

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos casamento cortes de cabelo decoração dieta dukan emagrecer flor de tecido gravidez kama sutra maquiagem moda das famosas penteados perfumes importados pulseiras reciclagem sapatos sexo anal sexo oral tatuagem unhas decoradas