Especiais > Espelho da Beleza |

Nidação

seg, 03/08/2009 - 17h00

Bom meninas, vou escrever um pouco sobre a nidação, pois muitas mulheres tem dúvidas, não sabem o que é e como ocorre.

Após a fecundação nas trompas, o óvulo fecundado (ovo) inicia um deslocamento lento para chegar até o útero. Chegando ao útero ele precisa se fixar ao útero para que a gravidez possa evoluir, esse processo de fixação chama-se nidação.

Como sse processo de deslocamento das trompas ao útero pode levar entre 4 a 15 dias, então a nidação ocorre entre nesse tempo (4 a 15 dias após a fecundação). E só após a nidação, que o corpo inicia a produção do HCG (Hormônio Coriônico Gonadotrófico), por isso é tão importante aguardar o atraso para fazer um teste de gravidez, pois antes disso o exame pode não marcar. Ou seja, não existe falso negativo e sim um teste/exame feito muito cedo.

Nesse período em que o óvulo se desloca ao útero, vai acontecendo a divisão celular, essa fase é chamda de mórula. E é nessa fase que o ovo fica mais vulnerável, pois os o sistema imunológico da mãe pode considerá-lo um corpo estranho e acabar atacando-o e o expulsando espontaneamente do corpo. Isso tb pode ocorrer porque o organismo verifica que houve algum problema no processo de divisão celular, fazendo uma seleção natural, evitando que umá gestação com problemas continue.

Pesquisas indicam que de cada 3 óvulos fecundados, apenas um consegue chegar ao útero da mãe. Aí mais um motivo para muitas vezes se demorar a conseguir engravidar.

O endométrio é parte importante para que ocorra a nidação, pois ele precisa ser proliferativo, ter um espessura entre 7 e 15mm e ter 3 camadas, pois só assim a nidação acontece de forma segura para o desenvolvimento da gestação.

A nidação pode ser visível ou não, podem ocorrer cólicas leves, pequenos sangramentos em sangue escuro, vivo ou bem claro, ou ainda um corrimento escuro ou caramelo. Esse sangramento ou corrimento pode ocorrer uma única vez, ou várias vezes, sempre em pouca quantidade. Pois nesse processo podem ocorrer pequenas descamações do endométrio.

Se houver um sangramento em maior quantidade, semelhante ao fluxo menstrual, pode ser uma deficiência de progesterona, uma gravidez ectópica e/ou um início de aborto, ou um pequeno descolamento do endométrio com a implantação que se não estiver espesso o suficiente poderá fazer com que a gravidez não evolua. Se a gravidez tem mais tempo, ou seja a nidação já aconteceu, pode ser um deslocamento de placenta. Por algum problema, o ovo pode acabar se aderindo a parede da trompa, o que produz uma gestação tubária e ocasiona sangramento. Então é sempre bom consultar o médico em qualquer dessas situações.

Só com a nidação que pode-se considerar tecnicamente o início da gravidez e a partir dela que inicia-se a formação da placenta.

Outras informações sobre ciclo:

- http://anunes.e-familyblog.com/note/6116

Vou descrever como foi a minha nidação, talvez tb ajude. Uns dias antes do dia que era pra vir a monstra senti umas cóliquinhas que iam e vinham, no dia q era pra descer veio apenas 2 pingos de sangue bem escuro e mais nada, nos outros 3 dias, veio um corrimento clarinho, cor de caramelo, bem pouquinho e só vinha pela manhã, depois nada.

bj,

AleDa Fertilidade à Maternidade: http://anunes.e-familyblog.com

Assuntos relacionados: gravidez fertilidade planejando engravidar

Leia Também

21 comentários no Vilaclub

Comente!
NOME Gislene Aparecida Cardoso Lobato
qua, 12/06/2013 - 21h08 - reportar abuso

Oi a minha monstra veio dia 20/05, estou tentando engravidar do meu segundo filho, a minha primeira filha eu engravidei tomando o clomid e consegui, desta vez eu quis tentar sem esse remédio. Fiz uma tabelinha pra saber quais eram o dias do meu período fertil e treinei nesses dias. Já tem alguns dias que estou sentindo umas cólicas bem fraquinha, antes disso sentir umas duas pontadas bem fortes, tem uns 3 dias que desce um corrimento meio marrom e cólicas fracas. Na gravidez da minha filha aconteceu a mesma coisa, claro que nenhuma gravidez não é igual a outra, mas eu tenho quase certeza que estou grávida, e fora os enjoos, azia que estou sentindo. A semana que vem eu vou fazer o teste e venho dizer se estou grávida ou não. Bjssss.

responder ao comentário
NOME Jessica Silva
quin, 06/06/2013 - 21h28 - reportar abuso

Mestruei mês passado dia 11 porém a monstra veio muito forte e isso ñ é comum pra mim,esse mês veio dia 04 e veio forte de novo porem so ficou forte o primeiro dia,hj dia 06 só ta saindo uma agua rosa qd vou urinar,nem suja o protetor,sera q é menstruacao ou nidacao,esse mes iniciei o anti e so tomei 7 comprimidos de forma irregular,sedo q mes passado fiquei sem tomar 4 comprimido,sendo 2 em sequencia,sera q é gravidez ?

responder ao comentário
NOME kamila soares Ds
dom, 21/04/2013 - 20h16 - reportar abuso

Eu deveria ter menstruado há 3 dias e hoje tive um corrimento com um tom amarelado. Pode ser nidação? Não quero ficar fazendo exames e ver aqueles negativos todos

responder ao comentário
NOME carmem digioto
ter, 11/12/2012 - 19h49 - reportar abuso

tem dois dias q tive relaçoes mas hj quando fui ao banheiro veio um corrimento pouquinho de cor caramelo .Estou tão ansiosa será a tal nidação ,será q to gravida to tentando a 8 meses um tortura todo mes ,mas foi pela primeira vez q isto ocorreu,será...obrigada

responder ao comentário
NOME kelle silva
qua, 31/10/2012 - 19h33 - reportar abuso

Olá, sou Janne Kelle tenho 22 anos. Bem,menstruei esse mês dia 12/10 tenho um ciclo de 25 dias,sendo que neste mês n tomei pílula, tive relação dia 19,23,25,26,28 sendo que na quarta-f dia 24 comecei a sente cólicas,sei que estava na minha semana fértil e talvez isso seja o motivo!? Se estou errada me corrija por favor?! Quando foi na segunda feira a noite dia 29/10 por volta das 19 horas fui tomar banho e tinha uma pequena quantidade de sangue e ainda tenho colicas e pontadas no lado esquerdo. Sempre que vou fazer xixi é que o sangue sai, e em pequena quantidade e bem escuro no primeiro dia e hoje segundo esta bem clarinho! já estou nas 48 horas assim! Será que pode ser nidação ? Ou foi porque eu n tomei os comprimidos? Antes quando eu estava sem tomar comprimidos podia até atrasar mais sempre vinha com 5 dias ou menos de atraso,mas nunca 2 vezes no mesmo mês! Eu tenho consulta marcada para Dezembro ainda vai demora muito, até lá vou morre de ansiedade! BJos obrigada !

responder ao comentário
Veja mais comentários

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas