Quanto tempo depois de um aborto espontâneo posso voltar a tentar engravidar?

dom, 05/09/2010 - 00h00

Pode ser que você tenha que esperar um pouco. O melhor mesmo é conversar com o médico, porque só ele sabe exatamente o que aconteceu com você. Os prazos podem mudar dependendo do tipo e do motivo do aborto, se houve curetagem ou não, e da fase da gestação em que você estava.

No caso de abortos espontâneos simples, no primeiro trimestre, o mínimo que os médicos indicam esperar é o retorno da menstruação normal (sem contar o sangramento que ocorre nos dias seguintes à perda). Normalmente, a menstruação volta de quatro a seis semanas após a perda do bebê, e alguns médicos dirão que você pode tentar engravidar depois disso, dependendo do caso.

Se foi a primeira vez que você perdeu um bebê e a gravidez estava bem no comecinho, o mais provável é que não seja necessária nenhuma investigação e que o médico libere você para voltar a tentar depois da primeira menstruação.

Outros profissionais, porém, adotam uma postura mais cautelosa e recomendarão que você espere pelo menos mais um ciclo menstrual completo, para depois reiniciar as tentativas.

O prazo de espera pode ser ainda maior se o aborto aconteceu quando a gravidez já estava avançada, no segundo trimestre. Se a perda tiver sido causada por um problema externo, como uma infecção, você primeiro precisa se curar do problema para depois voltar a engravidar.

E, no caso de gravidez molar, uma complicação mais rara que gera anormalidades nas células que formam a placenta, pode ser necessário esperar até um ano, com exames de dosagem hormonal periódicos. O médico é a melhor pessoa para determinar direitinho o tempo que você precisa esperar.

Lembre-se de que esse tempo de espera é para o bem do seu próximo bebê, portanto procure segurar a ansiedade. A espera lhe dará tempo para ter certeza de que você já superou a perda, tanto física quanto emocionalmente.

Nesse meio tempo, você pode aproveitar para ficar o mais saudável possível, antes de engravidar novamente. Alimente-se bem e faça exercícios. Se você fuma, por exemplo, pode ser uma boa hora para largar o cigarro.

Continue a tomar o seu ácido fólico enquanto espera o tempo passar. Talvez você precise usar algum método anticoncepcional durante esse período, porque a ovulação pode ocorrer até duas semanas depois da perda do bebê.

Fonte Baby Center Brasil

Leia Também

NENHUM COMENTÁRIO NO VILACLUB

Comente!

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas