17 Dicas de como baixar e eliminar a febre

Seg, 01/02/2010 - 10h29    |   Reportar abuso
Por Nuxa


A febre é algo que nos faz ficar em baixo e sem energias para realizar as tarefas mais simples. Deixa-nos moles, sem forças, com frio e completamente de rastos. Eis algumas dicas de como reduzir e eliminar a febre do seu corpo.

  • Verifique a sua febre:

A temperatura normal do corpo humano varia ligeiramente de pessoa para pessoa. Factores externos como o exercício físico, a comida ou vestuário em excesso, podem elevar a temperatura, muitas vezes até aos 39 graus. As crianças tendem a ter uma maior temperatura que os adultos. Uma temperatura entre os 37 graus e os 38 graus poderá ser considerada de febre e uma temperatura acima dos 38 é certamente uma temperatura de febre.

Aconselha-se a ida ao médico quando:

  • A febre estiver presente numa criança com menos de 4 meses;
  • A febre está associada a ter o pescoço rijo;
  • A febre é acima dos 40 graus centígrados e não a conseguimos fazer descer;
  • A febre está acima dos 41 graus em qualquer circunstância;
  • A febre já dura há mais de 5 dias.
  • Conheça a razão de ter febre:

A febre acontece quando temos algum tipo de infecção no corpo. Pode-se dizer que a febre não é uma doença, mas sim um sintoma de que algo não está bem. Quando apresentamos sintomas de febre, estes são sinais de que o nosso corpo se está a defender de uma infecção ainda maior e que está a retardar o aparecimento de uma doença maior.

  • Compense as perdas do seu corpo:

Quando temos febre o nosso organismo está quente em excesso, transpirando para tentar ser arrefecido. Ao fazê-lo perdemos água, que deve ser compensada com a ingestão de líquidos. Quando estamos desidratados o nosso corpo reage fechando os poros para não perdermos mais água, dificultando ao mesmo tempo o baixar da temperatura.

  • Beba sumos com frutas e vegetais:

Os sumos de frutas e vegetais são ricos em vitaminas e minerais. Sumos de beterraba, cenoura e tomate são considerados os melhores sumos, ricos em nutrientes essenciais.

  • Beba uma mistura de chá de tomilho, tília e camomila:

O chá é um óptimo suplemento de líquidos. A melhor combinação é a de tomilho, tília e camomila. O tomilho tem características anti-sépticas, a tília estimula a transpiração enquanto que a camomila diminui as inflamações. Prepare um chá com estes três ingredientes, com uma colher de chá numa chávena, fervendo durante 5 minutos. Passe pelo coador e beba várias vezes por dia.

  • Beba chá de tília:

Tal como foi dito anteriormente, as flores da tília são muito eficazes para produzir a transpiração. Tome várias vezes ao dia um chá de tília bem quente.

  • Chá de casca de salgueiro:

A casca do salgueiro é rica em salicilatos, compostos relacionados com a aspirina. Este remédio natural é muito eficaz no baixar da febre. Faça um chá de casca de salgueiro e tome em pequenas doses.

  • Chá de sabugueiro-preto:

Para quem não tolera a aspirina é preferível tomar um chá de sabugueiro-preto, mais um chá bastante eficaz no combate da febre. Tome-o quantas vezes desejar.

  • Chupe gelo:

Chupar cubos de gelo é bastante eficaz no combate da febre. Pode aumentar a sua eficácia fazendo cubos de gelo com pequenos pedaços de fruta ou de sumos de fruta.

  • Use compressas molhadas:

As compressas molhadas evitam que a febre aumente. Pode usar compressas de água quente ou em caso de febre mais alta, compressas de água fria. Aplique estas compressas nos pulsos, na fronte e na barriga das pernas, mantendo o restante corpo coberto.

  • Use uma esponja humedecida:

Uma esponja com água fria ajuda a dissipar o calor em excesso do corpo. Aplique a esponja humedecida em todo o corpo, mas especialmente nas zonas mais quentes, como as axilas e as virilhas. Não é aconselhado o uso de álcool, como é prática de muitas pessoas, já que este poderá ser inalado ou absorvido pela pele.

  • Tome um bom banho:

Se está com frio e a tremer vai se sentir mergulhar se tomar um banho de emersão em água quente. Para os bebés é aconselhado que a água esteja morna.

  • Tome um analgésico:

Para quê estar com febre se a pode baixar com um analgésico? Recomenda-se duas aspirinas ou dois comprimidos de acetaminofeno para quem é alérgico à aspirina, de 4 em 4 horas.

  • Dê acetaminofeno às crianças:

Para as crianças não é aconselhável a aspirina, mas sim o acetaminofeno. O recomendado são 10 a 14 miligramas de acetaminofeno para cada quilo de peso, numa frequência de 4 em 4 horas e nunca durante muitos dias.

  • Agasalhe-se:

Se tem calor a mais, retire a roupa em excesso da cama. Se pelo contrário tiver frio, coloque a roupa suficiente até estar confortável. Tenha especial cuidado com as crianças, tendo o cuidado de não as deixar sobre-aquecer.

  • Esteja num ambiente confortável:

Estudos indicam que a temperatura do local onde se está deve rondar os 18 graus centígrados. Mantenha uma luminosidade moderada e tenha especial cuidado às correntes de ar.

  • Coma caso lhe apeteça:

Opte por um regime de fruta e de sumos de frutos até que a temperatura regresse ao seu estado normal. Siga o seu instinto e o seu apetite e coma caso lhe apeteça. Tenha sempre em atenção relativamente à ingestão de mais líquidos que o habitual.


Post original do Blog TRICAS & DICAS > Veja este e outros post's acesse:
http://tricasedicasdanuxa.blogspot.com/2010/02/17-dicas-de-como-baixar-e-eliminar.html



Assuntos Relacionados

saúde qualidade de vida dicas da nuxa


Seja a primeira a comentar

Publicidade

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos casamento cortes de cabelo decoração dieta dukan emagrecer flor de tecido gravidez kama sutra maquiagem penteados perfumes importados pulseiras reciclagem sapatos sexo anal sexo oral tatuagem unhas decoradas