AZEITE FAZ BEM A SÀÚDE

Ter, 19/10/2010 - 01h55    |   Reportar abuso
Por pendiuck

COMPROVADO: AZEITE É UM ALIMENTO FUNCIONAL Ele previne doenças cardiovasculares e até o câncer.

O azeite Extra Virgem está virando vedete na mesa do brasileiro. O produto, que acaba de ser reconhecido pela FDA (Food and Drug Administration), agência que regula produtos farmacêuticos e alimentícios nos Estados Unidos, como um alimento funcional que possui antioxidantes capazes de prevenir doenças cardíacas, câncer e também fortalecer o sistema imunológico, registrou um aumento de 8% no consumo do mercado interno.

De acordo com o Dr. Daniel Magnoni, esse aumento está diretamente relacionado à preocupação cada vez maior da população em consumir alimentos mais saudáveis. ?Entre as opções de óleos comestíveis existentes no mercado, o azeite é considerado o mais benéfico para o organismo, pois, os antioxidantes existentes nele, inibem os radicais livres produzidos pela ingestão de alimentos com gordura trans, por exemplo, prevenindo sérios danos à saúde?, explica Daniel.

O azeite é o único óleo extraído da fruta, a azeitona, e, por isso, é rico em gordura monoinsaturada ? a mais saudável das gorduras ?, vitaminas e minerais, além de vários compostos que são antioxidades.  De acordo com o FDA, seus fabricantes estão autorizados a fazerem referência nas embalagens sobre os efeitos benéficos para a saúde e, principalmente, os que dizem respeito ao sistema cardiovascular.

Uma alimentação rica em azeite, principalmente quando comparada a dietas fartas em gordura animal - fontes de gordura saturada ? é capaz de reduzir o colesterol LDL (mau colesterol) e aumentar o HDL (colesterol bom), que protegem as artérias.

?Temos três tipos de gorduras: as saturadas, que aumentam o LDL e o nível de gorduras no sangue; as polinsaturadas e as monoinsaturadas que não elevam o colesterol. Ao consumir o azeite estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturadas, 14% de saturadas e 9% de polinsaturadas, o que torna o óleo mais saudável em relação aos outros?, afirma o Dr. Magnoni.

O consumo de azeite também pode ajudar no tratamento e prevenção do câncer, pois seus componentes reduzem de forma significativa os níveis de gene da doença chamado Her-2/neu. No caso de diabetes, a substituição de gordura saturada pelo azeite melhora a resistência à insulina e conseqüentemente diminui a glicose do diabético.

Suas características são fortalecidas a partir de seu preparo. No processo de fabricação, é necessário que a oliva seja prensada em uma temperatura baixa, ou seja, a frio para não destruir suas propriedades. Classificado como o melhor da categoria, o Extra Virgem, além do alto teor de antioxidantes, tem acidez de até 1%, o que significa que quanto mais baixo for o teor melhor será a qualidade do azeite.

?Vale ressaltar que o azeite é uma gordura, porém mais saudável que as demais, e sua qualidade, principalmente do Extra Virgem, independe de sua cor. O consumidor deve ficar atento ao rótulo, à tradição do produtor e às especificações do fabricante?, finaliza Daniel.


Post original do Blog Pendiuck > Veja este e outros post's acesse:
http://irenependiuck.blogspot.com/2010/10/azeite-faz-bem-saude.html



Seja a primeira a comentar

Publicidade

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos casamento cortes de cabelo decoração dieta dukan emagrecer flor de tecido gravidez kama sutra maquiagem penteados perfumes importados pulseiras reciclagem sapatos sexo anal sexo oral tatuagem unhas decoradas