Bartolinite, saiba tudo sobre essa doença.

Dom, 26/08/2012 - 11h00    |   Reportar abuso
Por Alana Rolim


Recentemente tenho ouvido inúmeros comentários sobre casos bartolinite, vamos começar entendendo o que é essa doença. 
A bartolinite é Inflamação nas glândulas de Bartholin, as glândulas de Bartholin são duas formações glandulares pequenas localizadas em ambos os lados da cavidade vaginal. Segregam um fluido que ajuda a lubrificar a vagina. Se um dos canais que tem a função de drenar as glândulas bloquear, o fluido normal mantém-se na glândula e forma um quisto. Sob certas circunstâncias, o quisto infecta, caso em que se designa por abcesso.


Nem sempre essa doença tem sintomas bem definidos, por exemplo, se o cisto for pequeno e não ocorrer infecção, você pode não notar. Se ela cresce, você pode sentir a presença de um nódulo ou massa perto de sua abertura vaginal. Apesar de um cisto geralmente é indolor, pode ser proposta.


Caso ocorra a infecção do cisto, os principais sintomas são os seguintes:

- Uma massa ou um caroço doloroso perto da abertura vaginal

- Desconforto ao caminhar ou sentar

- Dor durante a relação sexual

- Febre


A bartholinite ela pode ser causada de duas formas, a primeira por bactérias da própria flora intestinal da mulher, estafilococos e estreptococos sendo essas bactérias não transmissíveis sexualmente e a segunda causa por agentes causadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis ( DST), como gonococo e clamídia.


O Tratamento mais adequado vai depender do diagnóstico clínico da paciente, sendo que o tratamento pode ser cirúrgico ou não por exemplo.

Tratamento não cirúrgico:

Os ?banhos de assento? com água quente (35ºC) 4 vezes ao dia geralmente proporcionam algum alívio e podem ajudar a localizar a infecção e mesmo precipitar a drenagem espontânea. Contudo, nem sempre ocorre a resolução do problema, uma vez que o orifício de ruptura espontânea é muito pequeno e fecha rapidamente, pelo que a drenagem não é completa.

Tratamento cirúrgico:

Drenagem através de uma incisão cirúrgica, que pode ser realizada com anestesia local. O médico ainda pode prescrever antibióticos, mas, geralmente, não são necessários se o abcesso for drenado corretamente. 
Espero ter ajudado e até a próxima.

Referências:
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=946
http://www.lifestyles.com.br/index.htm/2010/03/bartholinite-causas-sintomas-e-tratamento/
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071206145503AAg3w4T



Post original do Blog > Veja este e outros post's acesse:
http://www.ideiasdemulher.com.br/2012/08/bartolinite-saiba-tudo-sobre-essa-doenca.html



Assuntos Relacionados

saúde victor paiva


Comentar

Comentários (
3
)


0 relevância

katita

postado:
14/12/2013 - 19h26

Tive este problema pela primeira vez. Se nao fosse o meu marido pra me ajudar nem sei, pois nao é um problema que se pode comentar com qualquer pessoa. Fiquei com a minha rotina toda desregulada. Pesquizamos muito na internet, pois eu nao quiz procurar um medico. Enfim tomei 1000mg de amoxilina, nimesulida, remedio pra dor muscular, mas só depois que fiz o uso da pomada ginecologica metronidazol e tomei cloridrato de ciprofloxacino (antibiotico) que um dia depois durante o banho de assento começou a sair um liquido avermelhado e quato mais eu mexia mais saia. Foi questão de segundo a dor sumiu e este liquido ficou saindo o dia todo. Sei que alto mediação nao é correta, mas eu não passar pela humilhação de me olharem com nojo achando que estava com uma dst. Espero que tenha ajudado alguem.

0 relevância

postado:
28/11/2013 - 14h57

Eu estou com bartolicite há oito dias mais ou menos,de inicio pensei que fosse furunculo. Mas pesquisando na internet vi que tem muitas diferenças. A médica já havia falado sobre,passou medicamentos mas ainda não saiu secreção nenhuma,estou com medo. Quero saber se a anestesia realmente pega nesse caroço,e se há alguma forma de doer menos? Não consigo dormi direito e nem deixo ninguém dormi com muita dor.

0 relevância

madona

postado:
16/03/2013 - 23h50

bom eu tenho bartolinite a 9 ano e queria acabar com este sofrimento mais os médicos que eu fui não me da uma explicação como acabar com isto sempre passa antibiótico pra mim e não sumiu ainda tem vez que o caroço fica do tamanho de uma laranja o que fazer Comentário relevante? [SIM] 1 resposta | responder | reportar abuso

Publicidade

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos casamento cortes de cabelo decoração dieta dukan emagrecer flor de tecido gravidez kama sutra maquiagem moda das famosas penteados perfumes importados pulseiras reciclagem sapatos sexo anal sexo oral tatuagem unhas decoradas