Bartolinite, saiba tudo sobre essa doença.

dom, 26/08/2012 - 11h00
  • Imprimir

Recentemente tenho ouvido inúmeros comentários sobre casos bartolinite, vamos começar entendendo o que é essa doença. 

A bartolinite é Inflamação nas glândulas de Bartholin, as glândulas de Bartholin são duas formações glandulares pequenas localizadas em ambos os lados da cavidade vaginal. Segregam um fluido que ajuda a lubrificar a vagina. Se um dos canais que tem a função de drenar as glândulas bloquear, o fluido normal mantém-se na glândula e forma um quisto. Sob certas circunstâncias, o quisto infecta, caso em que se designa por abcesso.

Nem sempre essa doença tem sintomas bem definidos, por exemplo, se o cisto for pequeno e não ocorrer infecção, você pode não notar. Se ela cresce, você pode sentir a presença de um nódulo ou massa perto de sua abertura vaginal. Apesar de um cisto geralmente é indolor, pode ser proposta.

Caso ocorra a infecção do cisto, os principais sintomas são os seguintes:

- Uma massa ou um caroço doloroso perto da abertura vaginal

- Desconforto ao caminhar ou sentar

- Dor durante a relação sexual

- Febre

A bartholinite ela pode ser causada de duas formas, a primeira por bactérias da própria flora intestinal da mulher, estafilococos e estreptococos sendo essas bactérias não transmissíveis sexualmente e a segunda causa por agentes causadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis ( DST), como gonococo e clamídia.

O Tratamento mais adequado vai depender do diagnóstico clínico da paciente, sendo que o tratamento pode ser cirúrgico ou não por exemplo.

Tratamento não cirúrgico:

Os ?banhos de assento? com água quente (35ºC) 4 vezes ao dia geralmente proporcionam algum alívio e podem ajudar a localizar a infecção e mesmo precipitar a drenagem espontânea. Contudo, nem sempre ocorre a resolução do problema, uma vez que o orifício de ruptura espontânea é muito pequeno e fecha rapidamente, pelo que a drenagem não é completa.

Tratamento cirúrgico:

Drenagem através de uma incisão cirúrgica, que pode ser realizada com anestesia local. O médico ainda pode prescrever antibióticos, mas, geralmente, não são necessários se o abcesso for drenado corretamente. 

Espero ter ajudado e até a próxima.

Referências:

http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=946

http://www.lifestyles.com.br/index.htm/2010/03/bartholinite-causas-sintomas-e-tratamento/

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071206145503AAg3w4T

Assuntos relacionados: saúde victor paiva
  • Imprimir

Comentários