Unhas decoradas

Como cuidar dos efeitos colaterais da escova progressiva

Qui, 31/10/2013 - 18h12    |   Reportar abuso
Por Bubuka

Quem faz escova progressiva sabe do que eu estou falando com esse titulo de post... os terríveis efeitos pós química.  


Pontas espigadas, a raiz oleosa, cabelo sem movimento, descamação do couro cabeludo entre outras coisas que nos assombram! haaaaaaaa ( gritos de desespero ).



Eu faço a escova progressiva a cada 3 ou 4 meses, e a cada 30 dias somente na parte da franja. Meu cabelo passou de ondulado / ressecado para misto. Extremamente oleoso na raiz e bem ressecado nas pontas. 


Não foi somente a progressiva que atingiu tanto minhas pontas, os resíduos de antigas colorações e descolorações  também ajudaram nesse aspecto. 


Eu também não entendia que não se deve retocar a progressiva em toda a extensão do fio, pois o acúmulo do produto  danifica infinitamente o cabelo, deve-se retocar PENAS a raiz crescida, sem levar produto para o comprimento. 


Então eu adotei algumas práticas para amenizar esse efeito rebote da progressiva.


Problema: Raiz extremamente oleosa.

Solução: Não lavar o cabelo com água quente. Essa eu custei a adotar, já que não abro mão da água quente no chuveiro. Mas a  temperatura elevada da água estimula as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais oleosidade. Nunca abrir mão do shampoo especifico para cabelos oleosos, os transparentes ajudam na limpeza.


Problema: Pontas secas

Solução: As pontas sofrem com os tratamentos químicos, a escova progressiva altera a disposição de queratina nos fios o que as deixa ressecadas e quebradiças, logo as pontas precisam de muita hidratação e reconstrução para se regenerar. Passe cremes nelas! Mas somente no comprimento, evitando a raiz. Condicionadores, cremes de tratamento e óleos finalizadores devem ser usados com frequência e ajuda muito o aspecto seco e chapado. 


Problema: Descamação no couro cabeludo

Solução: É comum ficar com descamação no couro cabeludo após a progressiva. Mas esse problema é regressivo, pois essa descamação é o produto que em contato com o couro, fica sólido e logo se desprende. Não fica nada bonito, mas o uso de um tônico capilar ajuda a amenizar esse processo e a própria retirada com um pente fino também acelera esse desconforto.


Problema: Cabelo chapado

Solução: Essa é a situação que eu mais odeio, o efeito chapado do cabelo após a progressiva. O cabelo fica sem movimento nenhum, duro e sem brilho. Isso acontece por que a progressiva fica nos fios - lógico - e o acumulo do produto deixa o fio rígido, já que o proposito é alisar os cachos. Logo nos primeiros dias após a química isso fica bem evidente e engana-se quem evita lavar o cabelo para a progressiva não sair rápido. Eu encontrei duas solução, a primeira é aplicar um produto que só tire o volume mas que não alise totalmente o fio, assim por ser menos agressivo não vai pensar tanto no cabelo. A segunda é lavar os cabelos todos os dias, usar produtos emolientes para repor a água dos fios e modela-lo com o secador ou chapinha. Isso ajuda a melhorar e muito o aspecto pesado e sem vida.


Problema: O cabelo não fica totalmente liso

Solução: Como eu disse no problema anterior, é preferível que o cabelo fique com volume e movimento que ficar chapado. Se seu cabelo não alisa completamente significa que o produto usado não modificou profundamente a estrutura do seu cabelo, ou seja, não foi tão agressivo. Eu sugiro o uso de secador para modelar os fios que usar uma química mais agressiva. 


ou...


O profissional que aplicou a química não aplicou com a técnica correta, seja o tempo de duração do produto no cabelo, seja o modo como a secagem foi feita, até a temperatura da chapinha. 


Quem é adepta aos alisamentos com químicas / escovas progressivas me contem o que acharam!


Post original do Blog ?? GLOSS > Veja este e outros post's acesse:
http://feedproxy.google.com/~r/BubukasWord/~3/FXiD08uFAGo/como-cuidar-dos-efeitos-colaterais-da.html



Assuntos Relacionados

cabelos saga cabelos


Seja a primeira a comentar

Publicidade

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas