Moda das Famosas

Como dizer não quando um cliente pede FIADO?

Dom, 21/03/2010 - 11h13    |   Reportar abuso
Por Mell Santos


Hoje, num bate-papo na nossa comunidade do orkut, surgiu a idéia de falar sobre algo que todos nós que vendemos algum produto ou serviço já experimentamos: o fiado. Então, como tratar a todos bem e negar o fiado, no momento em que for pedido, sem afastar o cliente do comércio?

Bom, gente, eu já passei por esta situação, e como muitos de vocês, já levei "toco". Fiado é uma praga. A minha opinião é que devemos deixar isso bem claro dentro do nosso estabelecimento (que é a nossa casa). Quando o freguês chegar, ele já vai dar de cara com um cartazinho escrito: "Não Vendo Fiado!"
Você trabalha na garagem? Coloque lá seu cartazinho. Usa outro cômodo da casa? Deixe lá seu cartazinho também, sem atrapalhar a decoração. Vende produtos por catálogos? Geralmente tem a data de entrega, então, é preferível que você só entregue o produto ao receber o dinheiro. Só com pessoas mais íntimas mesmo que você pode abrir uma brechinha e dar alguns dias a mais.Mas ainda assim, continua perigoso, porque é justamente aquela pessoa que sempre paga direitinho, que um dia vai lhe passar a perna, e você não vai ter coragem de cobrar por pensar que ela só atrasou por algum motivo, mas ela nunca mais vai aparecer e vai para outra freguesia. Experiência própria...
Quando alguém lhe pedir fiado, explique a ele como funciona o seu negócio, quanto você investiu e como voce trabalha, Depois pergunte a ele : "No meu lugar, como você faria para conseguir vender assim sem ter problemas ou riscos financeiros ?" Espere a resposta e decida... O risco é se o cara for bom e te convencer a vender mesmo assim... Neste último recurso...peça um tempo para ele para que você pensar melhor... e... deixa ele esfriar....

Toda pessoa que vende fiado fica sem os clientes mais rápido que aquele que nao vende. Responda com um simples "nao vendo" e ponto final. Nao dê explicaçoes, pois estas pessoas que estao te pedindo crédito já estão devendo por todo lado, e se você abrir uma excessão para elas, logo vão te dar o cano e vão para outro comércio, e assim consecutivamente. O jeito mesmo é deixar à vista uma plaquinha ou cartaz escrito " Fiado só Amanhã ". Todo mundo acha graça e ninguém se atreve.

- Idéias para a plaquinha ou cartaz -

"Fiado só amanhã"
"Vendi fiado e acabei pelado"
"Vendi fiado uma vez. Perdi o amigo e também o freguês"
"O bom amigo não cospe no chão. NÃO PEDE FIADO e não diz palavrão"
"Promoção - Peça Fiado e Ganhe um "NÃO"

Esta é bem legal:

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu hoje neste estabelecimento comercial, vítima de derrame financeiro, Dona Conta. Deixa viúvo o Sr. Fiado e os filhos De Graça, Grátis, Pago Depois, Pinduraí e Anota prá mim. A família, inconsolável, pede que não mandem flores, mas dinheiro.

Tome coragem e chega de fiado. Desse jeito seu negócio não vai prá frente.


Post original do Blog Saída de Emergência > Veja este e outros post's acesse:
http://saidaadeemergencia.blogspot.com/2010/03/como-dizer-nao-quando-um-cliente-pede.html



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