Convenção de Haia e Adoção Internacional

Ter, 04/08/2009 - 21h54    |   Reportar abuso
Por Dea

Qual a importância da Convenção de Haia para os Adotantes?


Primeiramente vamos entender o que é a Convenção de Haia:

O texto convencional sobre Cooperação Internacional e Proteção de Crianças e Adolescentes em Matéria de Adoção Internacional, surgiu da necessidade de proteger crianças e adolescente vítimas dos mais variados tipos de abusos, como por exemplo o que se via muito por aqui, um verdadeiro ?mercado? de crianças, chamado de ?tráfico internacional?, e desde a década de 60 a Convenção vem relugamentando as garatias de respeito aos Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente, a Adoção Internacional e apontando aos Estados Contratantes as prioridades referentes às suas crianças, bem como criando medidas preventivas que garantem que as adoções ocorram visando o melhor para o adotado.

Sem uma regulamentação padronizada ocorria que as "necessidades" do adotante (que geralmente não estava preparado para adoção), proveniente de países ricos, eram superiores aos interesses da criança, e em poucos dias voltava para casa levando uma criança escolhida a dedo (adoções fradulentas? Nem vamos entrar no mérito!).

Outro problema grave, estava "relacionado à incapacidade ou indisposição de vários países em reconhecer as decisões de adoção, particularizando uma situação extremamente difícil para as crianças que já haviam iniciado o procedimento de adoção no país de origem."
(Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia)

À partir desses graves problemas, instaurou-se um sistema de cooperação entre os Estados Contratantes para garantir proteção e respeito às garantias legais de crianças e adolescentes e assim dificultar o Tráfico de Crianças e outros crimes relacionados.

Qual a importância da Convenção em cada país?

A convenção estabalece requisitos uniformes para a Adoção Internacional viabilizando a segurança desses procedimentos, mas sem interferir na Legislação de cada país e propõe o reconhecimento das sentenças de adoção pelos Estados Contratantes, além de chamar a atenção para a proteção e respeito à criança e o adolescente.
No Brasil a Convenção de Haia sobre Adoção entrou em vigência através do Decreto Legislativo nº 65, de 19/04/95.

Fontes:

Conferência da Haia de Direito Internacional Privado em debate

Convenção de Haia - Unicef

Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

Rainbow Kids

Presidência da República - Convenção de Haia

Blog informativo sobre os passos para adotar uma criança, notícias e debates sobre o tema.
Andrea Marcondes


Post original do Blog Adoção > Veja este e outros post's acesse:
http://adotante.blogspot.com/2009/08/convencao-de-haia-e-adocao.html





Seja a primeira a comentar

Publicidade

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

beyoncé 50 tons de cinza bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos casamento cortes de cabelo decoração dieta dukan emagrecer flor de tecido gravidez kama sutra maquiagem penteados perfumes importados pulseiras reciclagem sapatos sexo anal sexo oral tatuagem unhas decoradas