Cores de tinta para cabelo e mechas para morenas e negras

quin, 02/08/2012 - 13h00

Mudar de cor de cabelo é uma delícia! Eu sinceramente que adoro! Mas muitas meninas ainda tem receios na hora de se aventurar em uma nova cor de cabelo, ou mechas...eu digo, não temam! Abram a mente e tenham certeza do que querem e não temam! E entre essas meninas, se destacam as morenas e negras. E não é acaso, nem "cisma" delas. Durante um bom tempo, o padrão de cores para nós era praticamente invisível :só podíamos usar make em tons terrosos , pintar de tons de marrom e vermelho- escuro de preferência. Mas, girls, o mundo mudou! Sim, tem tons de cabelo ou mechas que você vai pintar e não vai gostar(confesso que isso não aconteceu comigo ainda.) ou que simplesmente não vão ficar bem em você, mas ninguém no planeta vai ficar bem com todo o espectro do arco íris- e isso não é porque você é mais ou menos limitada por ser negra ou morena. E segundo, para diminuir as chances disso acontecer, você precisa entender como as cores reagem na sua pele.

E para entender como as cores reagem na sua pele, você precisa saber se o seu tom de pele é quente ou frio. Normalmente pessoas de tom de pele frio, ficam bonitas com cores frias : azuis, violetas...bijux prata, normalmente o cabelo tem um certo quê de cinza (mesmo as negras, fica um castanho acinzentado-não confundir com russo de ressecamento!rs!). Um exemplo é a Estele, que é negra com subtom de pele avermelhado- logo tem harmonia fria.Particularmente, eu acho que morenas e negras de tons de pele frio também ficam bem bonitas com cores quentes, o contrário é que não dá muito certo! Rs! (sortudas né?)

Se você tem dúvidas do que é uma cor fria ou uma cor quente, tem um macete: lembre de uma paisagem de  um lugar frio...provavelmente vai ter predominância de tom frio ali.(E eu não estou brincando). Cores quentes, aposto que você já advinhou! Uma paisagem tropical, desertos...vão predominar...cores quentes!

 

Ou, como a grande maioria das morenas e negras, você tem tom de pele quente. Fica bem com dourados, laranja, bijux douradas...quando usa cores como azul claro, parece que o seu tom de pele fica mais pálido, batom lilás tipo snob e primos ressaltam olheiras e manchinhas....normalmente , meninas de tons de pele médio a médio escuro, como a  Camila Pitanga, Rihanna a Taís Araújo, tendem a ter um tom de pele quente. Normalmente negras de tom de pele mais escuro, como a Estele do primeiro exemplo, são negras avermelhadas ou azuladas- frias. Mas isso não é regra em absoluto. Maioria não quer dizer todo mundo.

Aí você pensa : ok, mais uma blogueira doida do mundo. Vou fechar a página. Eu quero dica de cabelo e essa garota com quente e frio, blá blá blá...não, tudo a ver. Lembra que eu falei que você tinha que saber como as cores reagiam na sua pele ? Então. Isso influencia na cor dos cabelos também, vamos a eles!

                                                    Pretos e castanhos

                                       

Aí é chuchu né, não preciso nem falar muito. Normalmente pintamos dessas cores para realçar o tom natural que temos. E recomendo usar tonalizante para isso - mais fácil de tirar que tinta se você quiser mudar a cor dos cabelos depois. E recomendo evitar o pretão, porque é um pigmento chato de tirar mesmo sendo tonalizante, principalmente se você passa um longo período pintando. Para as nossas negras/morenas quentes, recomendo evitar o preto azulado. O subtom da tinta vai fazer contraste com a sua pele, e pode ficar meio Mortícia Adams, ou até em alguns casos ressaltar olheiras e manchinhas. Se a sua pele for fria, tudo legal para você.

Agora, se você quer mudar, e ainda ficar na vibe dos castanhos, recomendo o chocolate. É um tom sofisticado e cai bem até mesmo em ambientes de trabalho mais tradicionalistas. Para as morenas e negras de tom médio estilo Taís Araújo, tons de chocolate que tenham até o 7 na frente (normalmente 7.7) ficam bem. Negras de pele mais escura, normalmente o 4.7, 5.7 são mais indicados, porque o 7 já pode gerar um certo contraste dependendo do seu tom e ficar um pouco mais chamativo. Eu gosto, mas aí é com você.

Mas, chocolates são sempre boa pedida! Recomendo sempre começar o teste pelos tons mais claros- é mais fácil escurecer que clarear.Não é um tom que eu acho legal para fazer mecha, porque o contraste com o cabelo natural vai ser pequeno, não vejo muita graça. Mas, se você quer luzes beeeeemmm discretas é uma possibilidade. 

Vermelhos, vinhos , borgonha, cobres

Bom, tons fáceis e "sociamente aceitos" até em ambientes mais conservadores para todas né? E cores lindas! Ficam bem de morenas até negras de pele mais escura. Não curto muito de fazer mechas com vermelhos mais fechados , ameixas , borgonhas ou cobres mais escuros, porque também são cores que não vai gerar muito contraste com o tom natural do cabelo. Para isso , prefiro tons  mais abertos. 

     

                       

E para ilustrar, Riri de novo! (quase que dá para fazer o post só com fotos dela!).Vermelho é um tom quente, e a priori, ficaria bem em morenas e negras de pele quente, e nem tanto nas de pele fria. Como já disse,eu acho que negras e morenas frias ficam bem sim de cores quentes. Aí você tem que analisar dois dados : quanto mais clara a cor, mais vai contrastar no seu tom de pele. O seu tom de pele mais frio, a cor vai ressaltar mais ainda.Há inclusive quem recomende especialmente para as negras e morenas frias justamente por causa disso. Uma solução legal para todas, é usar um vermelho mais escuro como base e fazer luzes com um vermelho mais aberto. Aí não vai ficar tão chamativo quanto pintar tudo de vermelho abertão, e nem tão discretinho quanto usar um vermelho mais fechado como o da primeira foto.

Loiros

Normalmente loiros muito claros tendem a fazer muito contraste em peles morenas e negras de qualquer tom. Se você gosta e não liga para isso, recomendo para as negras e morenas os tons com dourado-normalmente com final 3. E para as de pele fria, os tons acinzentados, normalmente final 1, ou vem descrição cinza ou mate. Lembrando que se você optar pelo inverso, o tom vai gerar mais contraste na sua pele(e em alguns casos, deixar a pele menos vibrante nas negras e morenas quentes). Loiros claros para pintar o cabelo todo recomendo só para as bem corajosas, porque vai chamar bastante a atenção. Acho mais fácil com esses tons começar fazendo luzes, mechas(até para você se acostumar). E para não gerar um constraste muito grande com o tom natural do seu cabelo, usar uma base de loiro escuro, e puxar as mechas em cima.

                                      

 

Esse exemplo aí em cima tá bem legal. Ela usou um loiro escuro e puxou luzes bem finas em um loiro mais claro, para dar uma iluminada geral no visual.  Bom, a quantidade de mechas ou luzes vai do seu gosto pessoal. Quanto mais claro e pele mais escura, maior o contraste. Aí entra seu gosto pessoal!Eu tenho o tom de pele médio escuro(altura Taís Araújo) e já fiz luzes loiro dourado claro(8.3) e adorava!Sempre tenha isso em mente. Pode gerar contraste, pode. Mas e você, o que você acha disso?

Uma observação - Os números de tintas que eu usei no post são só exemplo. Eu me baseei na numeração "habitual" que as empresas usam, só que algumas delas não seguem totalmente essa numeração, ou não seguem em todas as cores (E elas não são obrigadas a seguir). Se fixe mais na sugestão de cor que estou falando do que nos números de tinta que cito.

Ah, se você tem algum tipo de química no cabelo e quer saber se é seguro pintar, falamos sobre isso aqui

Beijos, espero que tenha ajudado!

Minnie Santos.________________________________________________________________________________________________

Escrito por Mabia Barros e Miss M com o que vemos por aí. Se faltou dar crédito a algo seu, avise-nos!

Written by Mabia Barros and Miss M with everythig we see around. If we had forgotten to give credit to something yours, give-us a note!

2 comentários no Vilaclub

Comente!
NOME amanda silva
ter, 12/11/2013 - 18h23 - reportar abuso

Eu sou morena, e estou pretendendo dar mechas nos meus cabelos que ainda são virgens, adorei as dicas! me ajudou na escolha da cor e da tonalidade obrigada amei a matéria.

responder ao comentário
NOME Ana Karolina Lima Santos
seg, 21/10/2013 - 21h32 - reportar abuso

Eu sou negra e adoro pintar meus cabelos de vermelho,, não esse bermelhos abertos e sim os mais fechados que vc ver a cor no sol, não acho bonito mulheres negras pintarem os cabelos de loiros, fica muito estranho, adorei a materia

responder ao comentário
Veja mais comentários

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

moda verãoemagrecersexo analdicas de maquiagemunhas decoradascabelos curtosdecoração de natalsobremesa fácil