Cortes para cabelo cacheado, afro e crespo

quin, 07/06/2012 - 11h00

Foi pedido um post sobre cortes de cabelo. Tremi, porque não manjo muito sobre o assunto. Então, não devo falar muito no post de hoje. Mas, algumas dicas que garimpei por aí e mais uns cortes para inspiração não custa, né? Então, é mais a minha proposta hoje, um post inspirativo com várias idéias bacanas para cabelo afro, cacheado e crespo. E queria cortes que fossem versáteis, que servissem para crespos, cacheados e afros. Nem todos vão obedecer isso, mas tentei o máximo.

 

Então, precisei começar com um dos cortes que mais amo para cabelos crespos e cacheados - o corte feito na atriz Leandra Leal na novela Passione. O corte foi feito pelo cabelereiro Thiago Parente do Fashion Clinc aqui no Rio. Ele dá a seguinte explicação para o corte: ?Cortei em camadas, da orelha para baixo, desfiando com franja lateral. O desfiado deu mais movimento aos cachos, tirou o excesso de volume e afinou o pescoço. A franja cobriu a testa, o que deixou o rosto menos redondo os olhos mais destacados? - e desfiar a ponta, ou repicar a ponta, é bom para cabelos cacheados e afins, porque dá mais definição ao cachos. Ter camadas é bom também, para as que acham que o cabelo é muito volumoso - ajuda a controlar o volume. Cabelos afro naturais de cabelo médio também podem adotar o corte, desde que  o fio já tenha o caimento. 

Outro corte que amo, e duas musas para mim! À esquerda Camila "linda" Pitanga e à direita Rihanna musa das makes. Na verdade as duas estão usando o mesmo corte, o chamado bob hair, que entrou na moda depois de ser usado pela Victoria Beckham e virou mania depois de "Riri" usar em Umbrella. Ela usa uma versão menos ousada que a do clip, porém, a parte da frente continua formando uma "diagonal" com a parte de trás, mais curtinha, que é a grande característica do corte. Já musa pitanga, usa uma versão mais compridinha do corte, na região das orelhas, enquanto Riri deixa a nuquinha batida bem sexy. E fica ótimo em afros  também!

E eu provo minha teoria! À esquerda a atriz Juliana Alves usou esse corte, o bob hair, em uma virada para uma personagem - ela usava afro natural e quando se casou com um estilista, mudaram o corte da personagem - e o bob foi eleito. Sou suspeita, já usei esse corte (porém com os cabelos alisados) e acho que ele significa sofisticação, ousadia... e é justamente o que quiseram emprestar para a personagem. Notem que provavelmente fizeram um permanente nela, mas não chegou a alterar muito a textura do afro. À direita, Taís Araújo. Um corte de base arredondada, e acredito que desfiaram a ponta de tesoura, para definir o cacho. Se sugerirem isso com navalha e você tiver cabelo crespo, afro ou cacheado, fuja ok? Pode danificar o cabelo. 

Segundo consta, o cabelo da esquerda seria uma versão "médio/longa" do corte bob hair. Vou dizer que não sei responder, porque não identifico a característica do corte, que é aquela diagonal entre a parte da frente maiorzinha, e a de trás mais curta. Não sei se talvez a foto estivesse em outro ângulo, conseguiria. Mas o importante é que ele mostra que o cabelo tem duas camadas, como se tivesse "dois tamanhos". Isso é bom para o volume. O Corte do lado é do catálogo de cortes do salão "Beleza Natural", e é bem parecido , se não for o mesmo, porém um pouco maior no comprimento. Recomendo espiar o catálogo deles para se inspirar, tem muitas opções bonitas. Você pode olhar aqui. Isso não é necessariamente uma recomendação, porque eu pessoalmente nunca frequentei o salão e das poucas pessoas que conheço que lá foram, a experiência não foi lá positiva. A Bia conta a experiência dela com a irmã aqui. Mas eu pessoalmente não posso nem referendar, nem falar mal do salão.

Para mim, esse corte me lembra muito o chamado "asa delta", porém, sem o batido na nuca, tendo sido modelado com a tesoura - um pouquinho maior no lado esquerdo em relação ao lado direito. O cabelo é modelado como se fosse um triângulo invertido - menos volume na parte da nuca, maiorzinho no topo do cabelo. Funciona em afros também. 

Esse corte da esquerda me lembrou o visual da cantora Grace Jones. A diferença é que não é nuca batida, então o "topete" não dá tanto contraste, e nem é tão geométrico quanto do da excêntrica artista. O cabelo afro pode ser modelado como se fosse uma escultura, e esse corte tira proveito disso. Não sei se funcionaria para cacheados e afros. O da Juliana Alves tem um corte arredondado que lembra o famoso black power da década de 70 - tirando que eles desfiavam os cachos com o "pente garfo" e os dela estão visivelmente modelados com baby liss fino provavelmente. 

Uma outra versão do bob hair. Porém, a diagonal não termina na mecha frontal do cabelo - a área onde seria a "franja" é cortada um pouco mais curta do que o "biquinho" que o cabelo forma. Também é do book que cortes do beleza natural. O outro é uma versão mais longa do clássico chanel. Ok, você pode até adotar, mas cortes muito retos para cabelos crespos e cacheados normalmente não valorizam muito o cacho e ainda geram volume - Lembra do cabelo da globelezaValéria Valença? Se você tem boa definição nos cachos e gosta de um certo volume, ou tem o cabelo com pouco volume, pode ser uma opção. 

Cortes parecidos, porém não iguais. O da esquerda tem mais camadas, e camadas mais curtas. O segundo tem camadas mais longas. Camadas curtas demais ao invés de reduzir o volume pode gerar efeito "puf". Camadas um pouco mais longas funcionam melhor na maioria dos fios.

E por hoje é só. Espero que gostem. 

Minnie Santos. 

________________________________________________________________________________________________

Escrito por Mabia Barros e Miss M com o que vemos por aí. Se faltou dar crédito a algo seu, avise-nos!

Written by Mabia Barros and Miss M with everythig we see around. If we had forgotten to give credit to something yours, give-us a note!

[imgImportadorBlog-9]

NENHUM COMENTÁRIO NO VILACLUB

Comente!

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas