Unhas decoradas

Cuidados com crianças com cabelo crespo e cacheado.(vale para as mamães também!)

Qui, 22/12/2011 - 08h30    |   Reportar abuso
Por Bia

Muitas mães- negras ou de qualquer outra etnia- tem dificuldade em cuidadar do cabelo dos filhotes, quando o cabelo é cacheado, afro ou crespo.E não, isso não significa que a pessoa é desleixada ou uma mãe ruim- pode ser falta de informação apenas. Então, já que a gente fala de cabelo de maneira geral, porque não falar dos nossos pimpolhos? Vamos lá?


Penteando a cabeleira


Normalmente crianças com cabelo crespo/cacheado tem uma cabeleira muito volumosa. O ideal é que a mãe da pimpolha divida o cabelo da criança em quatro partes, para facilitar o pentear(como ilustra a foto).Vai por mim, fica muito mais fácil.Nos dias que lavar, desembarace com o cabelo umidecido com leave in.No dia que não for lavar, umedeça o cabelo usando spray com uma mistura de água filtrada + um pouco do leave in favorito. e depois aplique o leave in no cabelo do pimpolho. Isso facilita muito o desembaraçar. Não é recomendável que se desembarace o cabelo seco- é mais trabalhoso e pode arrebentar os cabelos.E cuidado com a força-molhado se torna mais elástico.Fazer muita força para pentear pode acabar arrebentando o cabelinho da criança também.

Qual o pente que te penteia?

Parece incrível, mas tem muita gente que penteia cabelo de criança com pente fino.Pessoas, não!Cabelo afro/cacheado e crespo se penteia com pente de dente largo!De preferência de madeira, porque evita a eletricidade estática no cabelo, evitando por consequência um cabelo cheio de frizz.

Mas existem outros modelos que também são bons para esse tipo de cabelo.

Essa escova- que ficou famosa como a "escova da avon", porque vendeu por muito tempo no catálogo da marca, também é ótima para desembaraçar crespos e cacheados. Note que os dentes são espaçados.Busque por estas características na hora de escolher o pente/escova para o seu pimpolho.


Lavando o cabelo...

Basicamente do mesmo jeito que lava o cabelo do adulto com cabelo crespo/cacheado:nada de encher de shampoo, para encher de espuma "para sentir que está limpo" e terminar com o cabelo um ninho.Antes de lavar, passe um pouco de algum óleo vegetal ou condicionador/creme pelo comprimento/pontas do cabelo. Cabelo cacheado se lava com água morna-quente jamais, resseca mais ainda o que ja é seco. Coloque um pouco de shampoo na palma das mãos e lambuze a ponta dos dedos com o shampoo(com a outra mão, lógico!hahahah!).Massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos por toda a sua extensão.Caso sinta necessidade, vá adicionando mais shampoo nesse mesmo esquema. Se precisar de dar uma segunda demão de shampoo, use metade da quantidade da primeira.Para lavar o comprimento, vai escorrer shampoo pelo cabelinho, espuma...suavemente, deslize as mãos de cima para baixo com a espuma, shampoo que escorreu para lavar o comprimento.Caso o cabelinho esteja muito sujo, muito pesado, use um pouco de shampoo e deslize pelo mesmo esquema no comprimento.Parece trabalhoso, mais depois que se acostuma, não é.E fora o tempo que você vai economizar para desembaraçar o cabelo, porque vai embolar muito menos- se embolar.


Escolhendo o shampoo e o condicionador...

Já existem no mercado shampoos para cabelos cacheados para crianças- normalmente contém agentes hidratantes que ajudam a diminuir o volume do cabelo .O condicionador é cruicial porque o ph de shampoo para crianças é alto, porque tem o mesmo ph da lágrima-por isso que não irrita os olhos. O condicionador entra para regular o ph do fio novamente e evitar textura áspera no cabelo, além de evitar que desembarace.De qualquer forma, evite shampoos com fragância forte e se puder, use itens sem perfume. Crianças são mais sucetíveis a alergias que adultos.Não é recomendável que se lave cabelo crespo/cacheado mais que 3 vezes na semana. Se o couro é oleoso, se a criança sua demais e naõ tem como lavar só 3 vezes na semana, higienize somente o couro da criança, enxágue bem, e no comprimento, use o condicionador e enxágue.

Hidratando a cabeleira....

Fundamental!Na verdade, seja adulto, seja criança, hidratar cabelo crespo/cacheado é essencial. Só que criança não tem muita paciência para esperar que a mamãe enluve, para ficar com touca na cabeça...então a solução é que a mamãe use máscaras de ação rápida no lugar do condicionador. Recomendo que uma vez por semana enrole a criança, conte historinhas, deixa brincando na banheira sei lá e dê uma hidratação mais caprichada, enluvando o cabelo, que nem a rosa jo mostra nesse vídeo aqui.( eu cito tanto esse vídeo que a Rosa ainda vai me cobrar direitos autorais!)Mas...não exime a mamãe de hidratar nos outros dias. Lavou, use a máscara de hidratação rápida no lugar do condicionador!Depois que a máscara der seu tempo de ação, umedeça levemente no chuveiro, aplique o condicionador , deixe uns minutinhos e enxágue(isso é opcional!).Hidratar o cabelo frequentemente, diminui o volume, deixa o cabelo mais maleável, favorece o pentear...um cabelo bem hidratado pode diminuir de volume em até 70%! um procedimento muito válido é a umectação. Você pode passar óleo vegetal no comprimento/pontas do cabelo da criança , espera pelo menos meia hora e lava depois.Pode-se fazer isso , trançar o cabelo e lavar o cabelo no dia seguinte-não não fica peguento e o fio absorve o óleo vegetal.Mas ó, nesse momento, óleos vegetais puros de preferência ok?

Que penteados fazer?

Normalmente, recomenda-se para crianças os penteados ditos "protetores" como tranças e twists. Twists principalmente- depois de pegar prática você executa rapidamente e um twist bem feito pode durar até uma semana.Tem um tutorial nesse vídeo aqui. No final de tudo, a moça do vídeo solta os twists, coisa que você não precisa fazer. São mais fáceis que trancinhas e ficam lindos! Zoia esse aqui.

E a vantagem desses penteados é que duram, o cabelo não fica super embolado quando desmancha, e ainda permitem outros penteados depois de solto.

E , acima de tudo.Cuide da auto estima da criança. Falar coisas do tipo" que cabelo horrível, muito duro" ou " estou doida que você cresça e você mesmo cuide disso" sinceramente que não vai mudar em nada o cabelo da criança e ainda vai afetar a auto estima dela.Sim, criança lembra e sente. O padrão de beleza vigente ja é particularmente hostil á meninas com cabelo afro/crespo/cacheado , e se ela não tiver apoio dentro de casa, não será na rua que terá. Se você tem o cabelo parecido com a sua filha, não fale mal do seu cabelo perto dela.E não, o que eu proponho aqui "não dá muito trabalho".A gente ganha maior destreza e rapidez com qualquer coisa que a gente tenha boa vontade e pratique.

obs: Sobre química em crianças, já falei aqui


Fotos:google images. Eu até estava anotando os sites para dar créditos e perdi tudo, desculpem!________________________________________________________________________________________________

Escrito por Mabia Barros e Miss M com o que vemos por aí. Se faltou dar crédito a algo seu, avise-nos!
Written by Mabia Barros and Miss M with everythig we see around. If we had forgotten to give credit to something yours, give-us a note!


Post original do Blog _(¯`·._maxibolsa_.·´¯)_ > Veja este e outros post's acesse:
http://feedproxy.google.com/~r/maxxibolsa/~3/fvOi6eYu_ZQ/cuidados-com-criancas-com-cabelo-crespo.html





Seja a primeira a comentar

Publicidade

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas