Moda das Famosas

Enteda melhor o que são cistos!

Sex, 09/10/2009 - 11h33    |   Reportar abuso
Por Anunes

Um cisto é uma cavidade ou bolsa de tecido fechada e pode ser preenchido por ar, fluídos, pus ou outro material.
Considerações gerais:

Os cistos podem se formar dentro de qualquer tecido do corpo. Quando estão localizados no interior do pulmão são preenchidos por ar, enquanto que os cistos que envolvem o sistema linfático ou os rins são preenchidos por fluídos. Os parasitas migratórios, como a triquinose, a tênia canina (toxocara canis) e o echinococcus, formam cistos dentro dos músculos, fígado, tecido cerebral, pulmões e olhos.

Os cistos geralmente aparecem na pele e podem se desenvolver em decorrência de uma infecção, obstrução de glândulas sebáceas ou ao redor de corpos estranhos. Eles também podem ser resultantes de anormalidades no desenvolvimento, como no caso do cisto pilonidal.

>> Cistos do Sistema Reprodutor Feminino


Cisto de Naboth

Cisto cheio de muco, comumente observado na superfície do colo uterino.

As glândulas mucosas (glândulas de Naboth) no colo uterino podem ficar cheias de secreção devido ao bloqueio no ducto ou passagem da glândula. Conforme as secreções se acumulam, um nódulo arredondado e liso pode se formar sob a superfície do colo do útero e se tornar grande o suficiente para ser visto ou sentido durante um exame. Cada cisto aparece como uma elevação pequena e branca, como uma pústula. Os cistos podem ocorrer isoladamente ou em grupos e, embora não sejam uma ameaça à saúde, são indicativos de infecção passada ou recente ou de irritação no colo do útero. Os cistos são mais comuns em mulheres em idade reprodutiva, especialmente naquelas que já tiveram filhos.

Cistos de Ovário

Os ovários são dois órgãos do tamanho de uma amêndoa, que ficam nos dois lados do útero. Eles produzem os óvulos e os hormônios femininos (estrógeno, progesterona e outros). Crescimentos chamados cistos podem se formar dentro, sobre ou fora do ovário. Os cistos são sacos preenchidos pôr material fluido ou semi-sólido. É comum encontrar cistos de ovário em mulheres em idade fértil. Tomar hormônios não causa cistos. Os cistos raramente são cancerosos. Mal comum, que muitas vezes dispensa cirurgia, mas pode causar infertilidade se não for tratado.

Mulheres com maior chance de ter cisto de ovário:

* Idade entre 20 e 35 anos
* Tomam um medicamento para epilepsia chamado Valporate. (Nota: Não pare de tomar este ou qualquer outro medicamento receitado sem consultar o seu médico.)
* Mulheres com endometriose, moléstia inflamatória pélvica (MIPA) ou distúrbios alimentares como a bulimia.

Sinais e sintomas

Na maioria das vezes, os cistos ovarianos são inofensivos e não causam sintomas. Quando há sintomas, estes incluem:

* Sensação de preenchimento ou inchaço do abdome
* Ganho de peso
* Dor fina constante em um ou ambos os lados da pelve
* Dor durante a relação sexual
* Menstruação atrasada, irregular ou dolorosa
* Aumento de pêlos no rosto
* Dor abdominal pontiaguda forte, febre e/ou vômitos. Estes podem ser causados pelo sangramento, rompimento ou torção de um cisto

Existem 3 tipos básicos de cistos ovarianos:


* Cisto folicular e de corpo lúteo. O cisto folicular é o cisto que se forma quando o folículo que libera o óvulo aumenta e se enche de fluido. O cisto de corpo lúteo é uma massa de tecido amarelado que se forma a partir do folículo, após a ovulação. Estes dois tipos de cistos aparecem e desaparecem a cada mês e fazem parte do funcionamento normal dos ovários, e portanto não necessitam de tratamento.
* Cisto simples (cisto folicular que não se rompeu, sem a consequente liberação do óvulo). É o tipo de cisto mais comum. Sua formação está relacionada a variações do funcionamento normal do ovário. Eles se formam, pôr exemplo, quando um óvulo, durante a ovulação, não consegue se desprender do ovário como deveria. Podem durar de 4 a 6 semanas. Raramente secretam hormônios.
* Cistos anormais ou neoplásicos, são cistos são decorrentes do crescimento de células e são benignos na maioria das vezes. Em casos raros, podem ser cancerosos. Os cistos anormais requerem tratamento médico. Exemplos incluem:

  •  Cisto dermóide: cisto formado pôr vários tipos de tecidos, como células de gordura, cabelos, dentes, pedaços de osso e cartilagem.
  • Cisto septado: um cisto que tem mais de uma cavidade, ou seja, é subdividido, teve uma má formação.
  • Ovários policísticos: são causados pela formação de múltiplos pequenos cistos que provocam um desbalanceamento hormonal, podendo causar irregularidade menstrual, crescimento de pêlos no corpo e infertilidade. Leia mais em http://anunes.e-familyblog.com/category/744/sops.html

Detecção

Você pode descobrir que tem um cisto de ovário através de:

* Exame ginecológico. O seu médico pode apalpar os ovários e descobrir a presença de anormalidades.
* Ultra-sonografia. As ondas sonoras formam imagens dos órgãos internos, permitindo a sua visualização através de um instrumento que é colocado sobre o abdome ou introduzido na vagina
* Laparoscopia. Um pequeno procedimento cirúrgico que permite ao médico ver as estruturas dentro do seu abdome.

Tratamento

O tratamento do cisto ovariano depende de:

* Tamanho e tipo do(s) cisto(s)
* Sua idade e se você está em idade fértil ou se você já entrou na menopausa
* Vontade de ter filhos
* Estado geral de saúde
* Gravidade dos sintomas

Alguns cistos desaparecem após 1 ou 2 meses sem qualquer tratamento. Em outros casos, pode-se tentar tratamento com hormônios para suprimir o cisto. Se o cisto não responder ao tratamento, pode ser necessária a realização de cirurgia para removê-lo. Se o cisto for descoberto precocemente, pode ser removido sem retirar o ovário. Algumas vezes o ovário precisa ser removido e a cirurgia podem incluir a remoção das trompas de Falópio e também do útero.

SOPs: http://anunes.e-familyblog.com/note/2373 Da Fertilidade à Maternidade: http://anunes.e-familyblog.com


Post original do Blog Blog da Alê: Da Fertilidade à Maternidade!!! > Veja este e outros post's acesse:
http://dafertilidadeamaternidade.blogspot.com/2009/10/enteda-melhor-o-que-sao-cistos.html





Comentar

Comentários (
1
)


0 relevância

kaah

postado:
18/02/2011 - 00h38

eu estou sentindo umas dores no pelve e no abdome, e minha Menstruação atrasa e tem vez que vem mas de uma semana e quando eu faço amor começo a sangrar isso pode ser cisto?
sim ou nao e o que posso fazer?

Publicidade

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas