Fichamento: como fazer e modelo

sab, 14/08/2010 - 15h00

Como já falei aqui no blog, um dia fui estudante do curso de Pedagogia e, nos primeiros períodos, senti dificuldade na execução de algumas tarefas. Por isso, sei que as vezes realizar alguns trabalhos como fichamentos, resenhas, artigos etc., não é tão fácil, principalmente para os alunos que estão iniciando o curso, e não tiveram esse tipo de prática no Ensino Médio. Outro ponto é que normalmente não encontramos orientações muito precisas e modelos para orientar melhor nosso trabalho na internet e para piorar os nossos professores apenas solicitam o trabalho sem ter certeza que já dominamos as normas técnicas para executá-los (Estou contando alguma novidade?rsrsrsrs...Sabemos que não!).Então, em postagens anteriores disponibilizei relatórios de estágio e de práticas pedagógicas. Agora, vou postar como fazer fichamentos (o bibliográfico e o de leitura), artigos, resenhas e esquemas (você poderá encontrar alguns modelos já disponibilizados aqui no blog), e os links para baixar modelos em PDF. Então, vamos começar o trabalho...

FICHAMENTO

Existem dois tipos de fichamento (algumas fontes classificam em três tipos, mas vou falar de dois):1. Bibliográfico, ou descritivo, ou simples, ou de citações;2. De leitura, ou de resumo, ou de conteúdo.

Então, a primeira coisa é saber qual o tipo de fichamento seu professor quer, para não correr o risco de você fazer um de citação, por exemplo, e ele cobrar seus comentários, porque queria um de resumo!

1. Fichamento Bibliográfico                                                                                  

O fichamento bibliográfico é o mais simples, onde selecionamos as frases que consideramos mais importantes no texto (e que tenham sentido) e destacamos na ficha ou folha de papel.

Cuidado 1: Você pode citar apenas pedaços de frases, mas deve ter cuidado para suas frases não perderem o sentido. ;-)Exemplo:

Frase completa: "Aos poucos, ao adquirir mais experiência, cada pesquisador define que tipo de organização é mais adequada para o seu campo de pesquisa e para a sua forma de trabalho" (p.19).

Citação de parte da frase: "Aos poucos, [...], cada pesquisador define [...] organização [...] mais adequada [...] para a sua forma de trabalho" (p.19).

Isso é só um exemplo para que você tenha idéia do que estou falando, e nesse caso, as reticências dentro dos colchetes "[...]" fazem muita diferença, pois, destaca no seu trabalho que você selecionou partes de determinada citação.

Cuidado 2: Você deve colocar a citação conforme está no texto original, sem mudar uma vírgula sequer de posição, e ao final colocar sempre a página onde estava o texto original!

Cuidado 3: :Discuta com seu professor se ele prefere o trabalho em fichas ou no próprio A4. Alguns professores não fazem questão do uso da ficha, mas em todo caso, é bom checar antes de fazer alguma aquisição desnecessária. ;-)

Lembre-se sempre que esse tipo de fichamento é um recurso normalmente utilizado pelos professores para incentivar a leitura e para ter certeza que ela foi feita, pois, infelizmente muitos acadêmicos ainda não tem a devida consciência de como é imprescindível a prática da leitura nos cursos de formação de professores! Esse tipo de fichamento ajuda na pré-leitura; é uma primeira aproximação com o assunto investigado e sua utilização pode ser muito útil em pesquisas futuras! :-)

E por fim, como organizar um Fichamento Bibliográfico em A4: Veja meu exemplo no link:

http://www.scribd.com/doc/35892951/Modelo-de-fichamento-simples-Assunto-Didatica

2. Fichamento de Leitura                                                                                    

O fichamento de leitura é mais elaborado que o de citação, por exigir uma leitura mais crítica. 

Esse tipo de fichamento pode é organizado em duas partes:

>> Destacar algumas citações do autor (as mais relevantes);

>> Considerações pessoais onde você fará um resumo das idéias do autor (escrever o que compreendeu sobre o texto) levando em consideração as citações que você destacou. Seria uma explicação das citações que você colocou inicialmente com uma interpretação do texto, uma reconstrução, onde você pode expressar parcialmente uma opinião a respeito da idéia (para isso é bom que você possua mais leituras a respeito do tema).

Veja o modelo de um fichamento de leitura no link (uma folha a4 dividida em duas partes para ficar em tamanho de ficha): http://www.scribd.com/doc/35900777/Fichamento-de-Leitura-politicas-Publicas

Assuntos relacionados: trabalhos acadêmicos

5 comentários no Vilaclub

Comente!
NOME patricio benicio
sab, 23/11/2013 - 12h54 - reportar abuso

gostei muito sua explicação me ajudou muito, a professora de metodologia deu essa aula mais ficou meio que não bem explicada parabéns por nos dividir suas experiencias abraços.

responder ao comentário
NOME marcelo saback
dom, 07/04/2013 - 22h27 - reportar abuso

Olá, querida! parabés pela iniciativa de auxiliar todos nós estudantes universitários. são iniciativas assim, que pensam na coletividade que todos saem fortalecidos. estas suas colocações sobre fichamento me ajudaram muito e realmente vc tem razão quando afirma que muitos professores pedem para que façamos fichamentos, resumos e resenhas sem antes verificar se sabemos fazer o fichamento. pena que esta realidade que vc vivenciou eu também vivenciei aqui no meu estado. mais uma vez, parabéns pela iniciativa. Marcelo Saback músico, videomaker cursando pedagogia Uneb

responder ao comentário
NOME Mirley Barros de Morais
sab, 27/10/2012 - 14h55 - reportar abuso

Olá, Obrigada pelas dicas. Só notei que o link não está direcionando corretamente ao site. Encontrei o link correto: http://pt.scribd.com/doc/35892951/Modelo-de-fichamento-simples-Assunto-Didatica Valeu! Bjs Mirlóka

responder ao comentário
NOME Sandra Aranha do Nascimento
qua, 18/01/2012 - 21h09 - reportar abuso

As dicas de fichamento foram bem claras para concluir um trabalho....

responder ao comentário
NOME Priscila Correa
quin, 12/05/2011 - 20h52 - reportar abuso

Olá Nath, fiquei feliz de encontrar seu blog, estava procurando sobre como fazer um fichamento e te achei..rsrs....bom o que eu gostaria de pedir a você é que se tem como você mandar pro meu e-mail os arquivos que você disponibilizou nessa pagina, porque eu tentei abrir o link e apareceu com defeitos e tentei fazer o download mas também não deu. Existe a possibilidade de você me enviar esses arquivos?? Obrigada

responder ao comentário
Veja mais comentários

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

moda verãoemagrecersexo analdicas de maquiagemunhas decoradascabelos curtosdecoração de natalsobremesa fácil