O avc e a pílula anticoncepcional

dom, 02/05/2010 - 23h00
  • Imprimir

Na maioria das mulheres, a pílula é segura. Se não fosse assim, todos nós conheceríamos alguma moça que teve um AVC depois de tomar anticoncepcional. Mas as que usam esse tipo de contracepção precisam saber que os hormônios aumentam a capacidade de coagulação do sangue. O mesmo pode ocorrer quando a mulher faz reposição hormonal na menopausa. Quem toma pílula ou faz reposição hormonal está mais sujeita a sofrer de trombose (formação de coágulos no interior de um vaso sanguíneo). E a trombose pode levar ao AVC. Algumas condições genéticas favorecem a ocorrência desse problema. Muitas vezes, porém, o AVC sofrido por uma mulher jovem é o primeiro da família. Foi o caso da engenheira Fernanda. ?Em 99% dos casos, as moças não sabem que têm predisposição genética?, diz a neurologista Gisele Sampaio Silva, do Hospital Albert Einstein.

Matéria publicada na revista época

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI135354-15257,00-O+DERRAME+DAS+MULHERES+JOVENS.html

Assuntos relacionados: anticoncepcional
  • Imprimir

Comentários