O que fazer para aliviar os sintomas da TPM?

seg, 23/01/2012 - 09h00

Muitas mulheres são afetadas por esses sintomas desagradáveis que antecedem a menstruação. E o que fazer para evitar ou diminuir os incômodos da famosa TPM?

A TPM, conhecida como síndrome da tensão pré-menstrual, é caracterizada por sintomas como enxaqueca, cólicas, dores, cansaço e mudanças de humor. Não é frescura de mulher, não. Muitas realmente sentem esses sintomas, o que as incomodam bastante e aos que estão a sua volta também.

Esses sinais ocorrem devido a mudanças na produção de hormônios durante a fase reprodutiva da mulher. Os principais hormônios são o estrógeno e a progesterona. Eles estão relacionados com os neurotransmissores, substâncias químicas responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos, dentre elas estão serotonina, dopamina e outros.

Saiba agora como melhorar esses sintomas através da alimentação!

É muito comum nessa fase a mulher aumentar o consumo de doces e chocolate, contudo não é muito indicado. Prefira carboidratos integrais, pão, bolacha e grãos. Os produtos integrais são ricos em vitamina B6 e triptofano, importantes para a produção de serotonia, o que aumenta a sensação de prazer.

Alimentos ricos em magnésio também estão envolvidos com a atividade da serotonina além de outros transmissores. Podendo melhorar o quadro de irritação. Vegetais folhosos, cereais integrais e oleaginosas (castanha, nozes, amendoim) são boas fontes desse mineral. O chocolate também possui magnésio, mas cuidado, não coma em excesso pois tem componentes que causam efeito contrário ao do magnésio.

A vitamina E melhora os sintomais da TPM como um todo, mas principalmente na sensibilidade e ansiedade da mulher, pois é responsável pela síntese de prostaglandinas e regulação dos neurotransmissores. Os alimentos ricos em vitamina E são: cereais, óleos vegetais e peixes.

A prática de exercício físico também é fundamental, pois estimula a produção de

endorfina, responsável pela sensação de bem-estar. Aproveite para realizar aquelas

atividades que mais gosta de fazer como: caminhada, bicicleta, dança, aeróbica,

hidroginástica. Exercícios de relaxamento como ioga e meditação também são uma boa

opção. O que vale é se movimentar e não ficar parada.

Algumas dicas:

- Beba bastante água, sucos e frutas ricas em água para melhorar o inchaço;

- Diminua o consumo de sal, doces e álcool, essses alimentos aumentam a retenção de líquidos e edemas;

- Evite o consumo de café e chocolates. Eles têm cafeína e portanto aumentam a sensação de ansiedade e irritação;

- Ao invés de comer doces em excesso, substitua por frutas. Além de saciar a vontade por doces, contém vitaminas e minerais importantes durante essa fase;

- Acrescente 1 colher de sopa de grãos integrais como aveia e linhaça no iogurte.

Siga essas dicas e caso sua alimentação esteja deficiente procure um médico e/ou um nutricionista. A suplementação de vitaminas e minerais pode ser necessária. Até a próxima!

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