O que fazer para aliviar os sintomas da TPM?

Seg, 23/01/2012 - 09h00    |   Reportar abuso
Por Alana Rolim

Muitas mulheres são afetadas por esses sintomas desagradáveis que antecedem a menstruação. E o que fazer para evitar ou diminuir os incômodos da famosa TPM?

A TPM, conhecida como síndrome da tensão pré-menstrual, é caracterizada por sintomas como enxaqueca, cólicas, dores, cansaço e mudanças de humor. Não é frescura de mulher, não. Muitas realmente sentem esses sintomas, o que as incomodam bastante e aos que estão a sua volta também.


Esses sinais ocorrem devido a mudanças na produção de hormônios durante a fase reprodutiva da mulher. Os principais hormônios são o estrógeno e a progesterona. Eles estão relacionados com os neurotransmissores, substâncias químicas responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos, dentre elas estão serotonina, dopamina e outros.

Saiba agora como melhorar esses sintomas através da alimentação!


É muito comum nessa fase a mulher aumentar o consumo de doces e chocolate, contudo não é muito indicado. Prefira carboidratos integrais, pão, bolacha e grãos. Os produtos integrais são ricos em vitamina B6 e triptofano, importantes para a produção de serotonia, o que aumenta a sensação de prazer.

Alimentos ricos em magnésio também estão envolvidos com a atividade da serotonina além de outros transmissores. Podendo melhorar o quadro de irritação. Vegetais folhosos, cereais integrais e oleaginosas (castanha, nozes, amendoim) são boas fontes desse mineral. O chocolate também possui magnésio, mas cuidado, não coma em excesso pois tem componentes que causam efeito contrário ao do magnésio.

A vitamina E melhora os sintomais da TPM como um todo, mas principalmente na sensibilidade e ansiedade da mulher, pois é responsável pela síntese de prostaglandinas e regulação dos neurotransmissores. Os alimentos ricos em vitamina E são: cereais, óleos vegetais e peixes.

A prática de exercício físico também é fundamental, pois estimula a produção de
endorfina, responsável pela sensação de bem-estar. Aproveite para realizar aquelas
atividades que mais gosta de fazer como: caminhada, bicicleta, dança, aeróbica,
hidroginástica. Exercícios de relaxamento como ioga e meditação também são uma boa
opção. O que vale é se movimentar e não ficar parada.

Algumas dicas:

- Beba bastante água, sucos e frutas ricas em água para melhorar o inchaço;

- Diminua o consumo de sal, doces e álcool, essses alimentos aumentam a retenção de líquidos e edemas;

- Evite o consumo de café e chocolates. Eles têm cafeína e portanto aumentam a sensação de ansiedade e irritação;

- Ao invés de comer doces em excesso, substitua por frutas. Além de saciar a vontade por doces, contém vitaminas e minerais importantes durante essa fase;

- Acrescente 1 colher de sopa de grãos integrais como aveia e linhaça no iogurte.

Siga essas dicas e caso sua alimentação esteja deficiente procure um médico e/ou um nutricionista. A suplementação de vitaminas e minerais pode ser necessária. Até a próxima!


Post original do Blog > Veja este e outros post's acesse:
http://www.ideiasdemulher.com.br/2012/01/o-que-fazer-para-aliviar-os-sintomas-da.html



Assuntos Relacionados

nutrição kilzy souza


Seja a primeira a comentar

Publicidade

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos casamento cortes de cabelo decoração dieta dukan emagrecer flor de tecido gravidez kama sutra maquiagem moda das famosas penteados perfumes importados pulseiras reciclagem sapatos sexo anal sexo oral tatuagem unhas decoradas