Óleo de Argan - Riqueza do Marrocos - Moroccanoil

sab, 15/05/2010 - 10h00
  • Imprimir

O óleo de Argan é um produto natural resultado da pressão das amêndoas extraídas e dos frutos secos de Argan, uma árvore (Argania spinosa L.) disponível apenas no território da reserva de biosfera no sul de Marrocos. Uma área declarada nos últimos anos como património florestal mundial da humanidade.

A riqueza dos componentes químicos antioxidadantes (previnem o envelhecimento precoce por combater os radicais livres) presentes no Óleo de Argan o caracterizam por apresentar exclusivas características que permitem o uso na indústria cosmética tanto de produtos para pele como produtos para os cabelos.

Na composição química do Óleo de Argan podemos encontrar :

Carotenóides, polifenóis, ácido ferúlico, esqualeno que são conhecidos poderosos antioxidantes. Os antioxidantes podem impedir a ocorrência das reações quimicas chamadas de oxidações que geralmente são iniciada por radicais livres que promovem danos a pele contribuindo para o envelhecimento precoce.

Além dos antioxidantes podemos encontrar no Óleo de Argan significativas quantidades de Omega 9 (ácido oléico) e 6 (ácido linolíéico) os conhecidos ácidos graxos essenciais. Eles agem impedindo a perda de hidratação da pele e dos cabelos, são emolientes.

No óleo de Argan podemos encontrar riqueza de Vitamina E (tocoferol) uma vitamina lipossolúvel que auxilia na  manutenção da integridade das células, ajuda a manter a hidratação da pele e cabelos. Além disso a vitamina E também é conhecida por apresentar propriedades antioxidantes no combate aos radicais livres.

Agora gostaria de comentar um pouco sobre alguns produtos cosméticos disponíveis no mercado que apresentam na composição o Óleo de Argan:

Elsève Reparação Total 5 -  L´Oréal Paris - Tratamento Reparador Noturno

Além do Óleo de Argan (argania spinosa oil) apresenta na composição óleo de oliva e ceramidas.

Linha Elseve Liss Intense Extreme - L´Oréal Paris

Além do Óleo de Argan apresenta também Óleo de Camelina Sativa que ajuda a hidratar e disciplinar os cabelos.

Linha Moroccanoil - linha importada disponível apenas em salões de beleza.

Vou colocar a fórmula da Máscara de Hidratação Intensa da linha para conferirmos;

Vale lembrar que a linha Moroccanoil é a febre no salão  MG Hair do @Mbiaggi ...

Além do Óleo de Argan na composição do produto podemos encontrar o óleo de semente de linho (óleo de linhaça)...

Fórmula:

Water, Cetyl Alcohol, Linseed (Linum Usitatissimum) Extract, Dimethicone, Glycerin, Behentrimonium Chloride, Argania Spinoza Kernal Oil (Aragan Oil), Cetrimonium Chloride, Methylparaben, Fragrance Supplement, Butylphenyl, MethylPropional, Coumarin.

 Postado por Noemi

Fontes; http://www.arganoils.com/Charrouf Z.; Guillaume D. Secundary metabolites from Argania spinosa L. skeels. Phytochemisty review.1:345-354. 2002

 

Assuntos relacionados: dicas ativos cosméticos
  • Imprimir

Comentários