Projeto Copa 2014 para Educação Infantil

quin, 13/02/2014 - 00h00

Oie!!!

Estou postando o Projeto Copa 2014 para trabalhar com Educação Infantil e auxiliar a todos que vão trabalhar o tema este ano. Prometo logo estar postando muito mais dicas, sugestões e ideias para estar trabalhando este projeto, bem como outras novidades sobre a Copa!

Objetivos

? Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.

? Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.

? Conhecer a história das copas.

? Identificar cada país e os dias que jogam.

? Ressaltar a importância do nosso país em sediar a Copa.

? Ressaltar os prejuízos.

Formulação dos Problemas

? Onde será realizada a Copa do Mundo?

? O que você achou de ter o Brasil com sede da Copa?

? O que podemos observar nos grupos?

? Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?

? Você conhece algum desses países?

Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma

Material

? Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.

Temas Transversais

Ética e cidadania

Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre. Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

Meio ambiente

Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).

Pluralidade cultural

Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. Trabalhar a cultura brasileira, seus povos, costumes...

Sensibilização

Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Biblioteca

- Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).

O Jogo de Bola

A bela bola rola,

A bela bola do Raul.

Bola amarela, a da Arabela,

A do Raul, azul.

Rola a amarela e pula a azul,

A bola é mole, é mole e rola,

A bola é bela, é bela e pula,

É bela, rola, pula, é mole, é amarela, azul,

A de Raul é de Arabela e a de Arabela é de Raul!

- Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)

- Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.

Artes

Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa. 

Educação Física

Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador/ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme) / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.

Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica - regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network - tv a cabo.

Português - O Hino Nacional

?A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;

?Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;

?Música da Copa;

?Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.

?Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);

?Livros de literatura infantil;

?Entendimento e ilustração;

?Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.

?Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;

?Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase ao Brasil, já que estamos sediando-a mesma.

?Leitura de noticiários diários - textos jornalísticos;

Matemática

?Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão).

?Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.

?Quantidade de jogadores num jogo de futebol.

?Os reservas da seleção (função)

?Agenda da copa

?Análise do placar dos jogos do Brasil

?O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)

?Liga pontos.

História e Geografia

?História das Copas

?Sede da Copa

?Curiosidades sobre a vida das pessoas de cada país. (usos e costumes)

?Localização no mapa da sede da Copa. Onde será realizados os jogos no Brasil?

?Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários.

?A Bandeira Brasileira

?As bandeiras dos demais países

?Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional

?Mãos de obra temporária que surge em razão da copa

?O respeito às demais seleções

?Reforçar o espírito patriótico

?Retrospectiva das Copas

Ciências

?A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso;

?O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos);

?O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;

?Os valores nutricionais de alguns alimentos;

?Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças;

?Montar com as crianças um cardápio;

?Cuidados com os fogos e balões.

Conclusões

?Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.

?Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.

É um prazer poder ajudar a todos vocês!!! Deixe um recadinho!

NENHUM COMENTÁRIO NO VILACLUB

Comente!

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

moda verãoemagrecersexo analdicas de maquiagemunhas decoradascabelos curtosdecoração de natalsobremesa fácil