Você sabe fazer uma Resenha? Veja as dicas e o modelo...

Ter, 28/09/2010 - 23h45    |   Reportar abuso
Por nath

Para alguns alunos,  resenha e pesadelo são palavras sinônimas!Lembro que uma vez, uma amiga me ligou apavorada pedindo ajuda para fazer "essa tal de resenha" que ela "nem sabia para que lado ia"... E foram essas as palavras dela!E realmente, isso acontece muito!Geralmente, apenas recebemos a solicitação de fazer esse tipo de trabalho sem uma orientação mais precisa, pois, os professores da graduação acreditam - ou querem acreditar -  que a disciplina de Metodologia Científica (aquela que nos ensina a fazer os trabalhos científicos) realmente esclarece tudo...que engano!Então, quando os alunos entregam algo parecido com um resumo, fazendo de conta ser uma resenha, ouve-se os mais variados comentários nada construtivos... Vocês já perceberam algo parecido? Mas, deixando a conversa de lado, vamos entender o que é uma resenha...

Salomon (1991, p. 134), destaca que a resenha é importante porque seu formato resumido se destaca em meio a grande quantidade de produção bibliográfica, pois ela auxilia na atualização de informações exatamente por dar uma visão geral não apenas da obra, mas, também do autor , do contexto da obra etc.(você vai já entender por que). Produzindo uma resenha, você também será trabalhado na elaboração de projetos e monografia, por esse tipo de trabalho impor a necessidade de sintetizar e emitir parecer.

LEMBRE-SE:
Resenha é uma síntese! É uma análise resumida de uma produção científica que pode, ou não, ser acompanhada de uma apreciação (na maioria dos casos é solicitada a apreciação, ou seja, seu parecer ao final do trabalho).Existe a Resenha Informativa (também conhecida como resumo informativo) e a Resenha Crítica (envolve a exposição de julgamento), e é essa que veremos aqui.
ENTÃO SAIBA QUE:
Na resenha (crítica) você deve elaborar um julgamento sobre a obra. Para isso, você deve ter conhecimento de causa! Ou seja, deve conhcer o assunto do texto a ser resenhado, para emitir um parecer com autonomia e principalmente criticidade.
COMO FAZER?

DICA: Antes de fazer uma resenha crítica, busque artigos e textos de livros e da rede, sobre o assunto, e informações do próprio autor. Conheça o autor, entenda o que ele pensa, o que ele discute, sua experiência no assunto e sobre o que outros autores pensam a respeito (se concordam ou discordam da idéia abordada no texto principal), para que assim, você possa construir o seu julgamento. Tenha embasamento teórico!
Você deve criticar sobre: a importância da obra no contexto histórico, social, cultural, filosófico e, também, pode fazer uma crítica sobre o conteúdo da obra, julgando-o.Gonçalves (2003, p.44) dá uma receita que eu considero bem interessante sobre a estrutura da resenha:
Referência Bibliográfica (consta normalmente no início do trabalho);Informações sobre o autor (em que circunstâncias ele fez o estudo - quando, onde, porquê...);Conteúdo da obra: Inicie com um rascunho do resumo das principais idéias: O que diz a obra?(ANOTE). Tem alguma característica especial? (ANOTE). Quais conhecimentos prévios essa obra exige para que seja melhor compreendida? (ANOTE). Que teoria serviu de referência?Qual método utilizado?Responda a essas perguntas, faça o "pacotão" e depois transforme em um texto coerente e CIENTÍFICO (já falei sobre isso em outras dicas de trabalhos acadêmicos).Conclusão do autor: registre, se houver, uma conclusão do autor.AGORA VEM A APRECIAÇÃO, OU SEJA O JULGAMENTO. Leia o texto fazendo estas      perguntas: Qual a contribuição da obra?As idéias são criativas?Desenvolve novos conhecimentos? Propõe algo novo?O estilo é claro ou não? A linguagem é rebuscada, de fácil compreensão? O texto é objetivo, coerente, ou não? Sobre a forma (lógica, sistematizada, original). Contexto da obra (situe a obra no contexto filosófico e científico onde ela foi escrita). A quem a obra é dirigida (público)? Tem um bom alcance?
TENHA SEMPRE EM MENTE...
1. Resenha é o comentário de uma obra;2. O texto de uma resenha é feita de forma contínua, ou seja, sem parágrafos (com excessão do inicial, é óbvio);3. Destaque a idéia central do autor e compreenda suas argumentações.
Essas são apenas alguma dicas que eu utilizo e que dão certo na elaboração de uma resenha.Espero ter ajudado!E por fim, deixo um exemplo bem básico, pois sei que a visualização auxilia na compreensão (você encontra em "Artigos PDF" no menu). 


Desejo que você faça um bom trabalho, aprenda e ganhe uma boa nota!Até a próxima postagem sobre trabalhos acadêmicos, onde falarei sobre Artigo Científico!

*Apenas a normalização do modelo da resenha foi feito por mim, o texto não.


Post original do Blog Amiga da Pedagogia > Veja este e outros post's acesse:
http://amigadapedagogia.blogspot.com/2010/09/voce-sabe-fazer-uma-resenha-veja-as.html



Assuntos Relacionados

trabalhos acadêmicos


Seja a primeira a comentar

Publicidade

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos casamento cortes de cabelo decoração dieta dukan emagrecer flor de tecido gravidez kama sutra maquiagem moda das famosas penteados perfumes importados pulseiras reciclagem sapatos sexo anal sexo oral tatuagem unhas decoradas