DIETA DAS 3 EM 3 HORAS

ter, 18/03/2008 - 00h05

Dieta quase live e com hora marcada

Com este cardápio, você redescobre o prazer de comer o que quiser, desde que respeite as quantidades indicadas. Como o menu é prático e variado, pode secar até 8 kg em 30 dias e continuar nele por vários meses, até atingir o peso ideal

POR FABIANA GONÇALVES

Apesar da obesidade crescer a passos largos - a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SMEM) afirma que 40% dos brasileiros estão acima do peso e 10% da população é obesa - boa parte desse contingente busca reverter a situação.

O que muita gente não sabe, porém, é que, pular o café da manhã, viver de sanduíches, beliscar o dia inteiro e fazer só três refeições por dia são armadilhas engordativas. "Infelizmente, estes hábitos são corriqueiros, pois as famílias têm cada vez menos tempo para se reunir em volta da mesa e fazer uma refeição tranqüila. Quando conseguem, isso sempre ocorre na hora do jantar. Se considerarmos que boa parte come mal durante o dia, é à noite que todos "descontam" e devoram tudo o que não foi possível consumir de dia", explica a nutricionista Fernanda Pisciolaro, especialista em Distúrbios Metabólicos e titular da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica). "Se uma pessoa ficou um longo período sem se alimentar, muitas vezes acreditando que com isso pode emagrecer, ela precisa conhecer uma reação contrária do corpo" orienta a profissional.

Coma mais vezes e queime gordura

O livro que inspirou este trabalho tem mais detalhes sobre o assunto!

Veja: se não entram alimentos no organismo, ele tem tendência a estocar suas reservas - justamente as de gordura - usando a massa muscular magra como combustível para manter o corpo em movimento. Traduzindo: o corpo vai buscar energia nos músculos para sua sobrevivência e guarda gordura porque não sabe quando será alimentado de novo. É simples, não é? O corpo, inteligente, tem lá suas precauções.

Assim, o músculo deixa de lado uma de suas principais funções que é queimar gordura. Desta maneira, pode até ser possível que se perca peso, mas não é o tipo ideal de emagrecimento, pois ele está reduzindo o tecido muscular em vez de torrar gordura.

"Não é preciso ir longe para concluir que essa troca não funciona a longo prazo e, com o tempo, a pessoa volta a engordar", diz Fernanda.

"Por isso, todos os especialistas afirmam que se as refeições são fracionadas em cinco ou seis por dia, o metabolismo se mantêm ativo, come-se menos de cada vez e, conclusão, a balança vai para baixo. É claro que a quantidade (pequena) e a qualidade (mesa magra) do que se come deve ser observada", avisa ela.

Nada de fraqueza por causa da dieta Na luta contra a corrente dos regimes que defendem restrições e soluções milagrosas, que o autor americano Jorge Cruise acabou de lançar o livro A Dieta das 3 Horas, (Editora Best Seller), em que garante ser possível combinar a rotina de comida, exercícios e motivação para acelerar o metabolismo e estimular a ingestão de todos os grupos alimentares necessários à saúde. "A perda de peso lenta e constante também garante mais energia. Provavelmente, você permanecerá ativa, em vez de ficar esgotada pelo regime. Não se sentirá faminta, nem terá a menor probabilidade de sofrer acessos de fome", explica o autor do livro.

Para ajudar nessa busca da perda de peso sem sofrimentos, a nutricionista Fernanda Pisciolaro criou um menu com 1.200 calorias diárias durante a semana e 1.300 para o sábado e domingo, que promete queimar até 8 kg em 30 dias. Como ele não é restritivo, pode ser seguido até que você alcance o peso ideal. "O cardápio foi dividido em seis refeições (incluindo todos os grupos de alimentos), uma a cada três horas. Logo, quem tem o hábito de jantar tarde, deve adiantar a opção da ceia para o lanche das 18 horas", esclarece.

Bem, depois de entender que assim você vai conseguir emagrecer para sempre, é hora de dar o pontapé inicial que vai transformar - para melhor, claro! - a sua vida.

regularidade é fundamental

Durante o período do regime, Fernanda Pisciolaro lembra que o básico é dar atenção aos exercícios aeróbicos: caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar. Eles estimulam a perda de peso. "Essa prática é indicada para as mulheres que quando praticam os dois tipos de atividades (musculação e aeróbica) na mesma proporção, acabam trocando a gordura por massa muscular e perdem pouco peso. Após esse período, a musculação está liberada para deixar o corpo torneado", indica. Mas ela lembra: a regularidade nos exercícios é básica.

Dieta quase live e com hora marcada

Com este cardápio, você redescobre o prazer de comer o que quiser, desde que respeite as quantidades indicadas. Como o menu é prático e variado, pode secar até 8 kg em 30 dias e continuar nele por vários meses, até atingir o peso ideal

POR FABIANA GONÇALVES

MANUTENÇÃO, PRA SEMPRE!

Como as restrições são pequenas, você não tem mais desculpa para deixar-se engordar de novo

Veja o almoço de terça-feira: sem privações é mais fácil perder peso, não é mesmo?

SEGUNDA-FEIRA

CAFÉ DA MANHÃ

● 200 ml de chá mate gelado com adoçante

● 1 pão francês com 2 col. (sopa) de cottage

● 1 fatia de manga

LANCHE DA MANHÃ

● 1 pote de iogurte light

ALMOÇO

● salada de repolho roxo e branco com 1/2 maçã e 1 col. (sobrem.) de maionese light

● 2 col. (sopa) de cenoura refogada com salsinha

● 3 col. (sopa) de arroz

● 1 concha rasa de feijão

● 1 sobrecoxa de frango assada

LANCHE DA TARDE

● 1 taça pequena de salada de frutas

JANTAR

● 2 conchas de sopa de ervilhas

● salada de alface, tomate e cebola

● 1 bife pequeno grelhado

CEIA

● 1 pudim diet

TERÇA-FEIRA CAFÉ DA MANHÃ

 1 pote de iogurte de frutas light

 4 torradas integrais com 4 fatias de queijo branco

LANCHE DA MANHÃ

1 porção de fruta (ver tabela na página seguinte)

ALMOÇO

● salada de alface e tomate cereja

● 3 col. (sopa) de arroz

● 3 col. (sopa) de strogonoff de carne

● 1 col. (sopa) de batata palha

LANCHE DA TARDE

● 100 ml (1/2 copo) de leite desnatado com 2 col. (sopa) de cereal matinal sem açúcar

JANTAR

● salada de pepino

● 3 col. (sopa) de arroz integral

● 1 filé de frango cortado em tirinhas com requeijão light

● 1 fruta

CEIA

● 1 xícara de chá de erva-doce

● 3 biscoitos tipo maisena

QUARTA-FEIRA

CAFÉ DA MANHÃ

● 200 ml de leite desnatado com 1 col. (sopa) de achocolatado light

● 2 fatias de pão integral light com 1 col. (sopa) de requeijão light

●1 fatia de melão

LANCHE DA MANHÃ

● 1 cappuccino light pequeno

ALMOÇO

● salada de acelga com 2 col. (sopa) de beterraba ralada

● 3 col. (sopa) de arroz

● 2 col. (sopa) de feijão preto

● 2 col. (sopa) de couve refogada

● 1 lingüiça de frango grelhada

LANCHE DA TARDE

● 1 xícara de chá de ervas

● 2 torradas integrais com 1 col. (sopa) de cottage

JANTAR

● salada

de alface

● 4 col. (sopa) de escondidinho (carne seca desfiada com purê de mandioca)

CEIA

● 1 taça de gelatina diet batida com 1/2 pote de iogurte desnatado

Dieta quase live e com hora marcada

Com este cardápio, você redescobre o prazer de comer o que quiser, desde que respeite as quantidades indicadas. Como o menu é prático e variado, pode secar até 8 kg em 30 dias e continuar nele por vários meses, até atingir o peso ideal

POR FABIANA GONÇALVES

QUINTA-FEIRA CAFÉ DA MANHÃ

● 200 ml de suco de uva

● 2 bisnaguinhas com 2 fatias de queijo mussarela light

LANCHE DA MANHÃ

● 1 barra de cereal light

ALMOÇO

● salada de rúcula com 1 tomate seco

● 1 mussarela de búfala pequena

● 2 pegadores grandes de espaguete ao sugo

● 2 almôndegas

LANCHE DA TARDE

● 2 Polenguinhos light

JANTAR

● salada de repolho

● 2 col. (sopa) de berinjela refogada

● 3 col. (sopa) de farofa

● 2 fatias finas de lombo assado com molho de maracujá

CEIA

● 2 col. (sopa) de sagu

O almoço de sexta-feira vem com o tradicional peixe. E não fica nada a dever ao de quem não está de regime!

SEXTA-FEIRA

CAFÉ DA MANHÃ

● 1 xíc. (chá) de leite desnatado com café e adoçante

● 5 biscoitos água e sal com 1 col. (sobrem.) de creme vegetal

LANCHE DA MANHÃ

● 1 banana passa ou 2 supinos lights (doces de banana com cobertura de chocolate light)

ALMOÇO

● salada de tomate

● 3 col. (sopa) de brócolis refogado

● 2 col. (sopa) de purê de batatas

● 1 filé de pescada grande empanado e grelhado

● 1 pêssego

LANCHE DA TARDE

● 1 chocolate Baton ao leite

JANTAR

● salada de alface, vagem em cubos e couve-flor

● 1 fatia de pizza de atum com mussarela

CEIA

● 1 porção de fruta

SÁBADO

CAFÉ DA MANHÃ

● 200 ml de suco de soja light

● 2 fatias de pão integral light com 1 col. (sopa) de cream cheese light e 2 fatias de peito de peru

LANCHE DA MANHÃ

● 1 pão de queijo pequeno

ALMOÇO

● salada de acelga com 2 col. (sopa) de cenoura ralada

● 3 col. (sopa) de arroz

● 1 concha pequena de feijão

● 1 filé de frango com molho de mostarda

LANCHE DA TARDE

● 1 picolé de frutas

JANTAR

● 1 pão sírio com 4 col. (sopa) de cottage, 4 fatias de rosbife caseiro, alface, tomate e cenoura ralada

● 1 porção de fruta

CEIA

● 200 ml de suco de frutas

Dieta quase live e com hora marcada

Com este cardápio, você redescobre o prazer de comer o que quiser, desde que respeite as quantidades indicadas. Como o menu é prático e variado, pode secar até 8 kg em 30 dias e continuar nele por vários meses, até atingir o peso ideal

POR FABIANA GONÇALVES

DOMINGO

CAFÉ DA MANHÃ

● 1 Petit Suisse

● 1 pão francês com 1 fatia de queijo branco e 1 fatia de presunto magro

LANCHE DA MANHÃ

● 1 água-de-coco

ALMOÇO

● salada de alface, tomate e pepinos

● 1 quadrado médio de lasanha feita com peito de peru e mussarela light

● 1 pêra

LANCHE DA TARDE

● 1/2 pêssego em calda com 1 col. (sopa) de creme de leite light

JANTAR

● salada de rúcula

● 2 col. (sopa) de abobrinha refogada

● 1 hambúrguer de frango

● 20 palitos de batata frita

CEIA

● 1 xícara de chá de camomila

● 2 torradas

FOTOS: SÍMBOLO IMAGENS E DIVULGAÇÃO

Dieta tem que ser sempre igual e chata de encarar? Claro que não! Veja a sugestão abaixo

NÃO DESISTA!

Para continuar o processo de perda de peso, elaboramos mais quatro opções de cada refeição que não vão deixar você enjoar do cardápio

CAFÉ DA MANHÃ

● 1 pote de iogurte desnatado, 1/2 mamão papaia com 3 col. (sopa) de cereal matinal sem açúcar OU

● 1 leite fermentado, 6 biscoitos tipo maisena ou maria, 2 fatias finas de abacaxi OU

● 1 xícara de chá de ervas com adoçante, 1 bisnaga doce sem creme com 1 col. (sobrem.) de margarina, 1 kiwi OU

● 1 xíc. (chá) de leite desnatado com café e adoçante, 1 fatia fina de bolo de fubá

LANCHE DA MANHÃ

● 200 ml de suco de frutas com adoçante, OU

● 200 ml de suco de soja light OU

● 3 biscoitos água e sal OU

● 5 damascos secos

ALMOÇO

● salada de alface, tomate e cebola, 3 col. (sopa) de tabule, 2 abobrinhas recheadas com ricota, 1 quadrado médio de quibe assado OU

● escarola refogada, 2 col. (sopa) de chuchu ao vinagrete, 2 panquecas de frango com requeijão light OU

● salada de grão- de bico e alface, 2 col. (sopa) de arroz, 1 batata pequena assada, 1 bife de alcatra ao molho madeira OU

● salada de agrião e cebola, 1 berinjela recheada com carne moída e queijo mussarela light, 1 fatia de torta de palmito

LANCHE DA TARDE

● 1 bombom Alpino OU

● 1 porção de fruta OU

● 1 sachê de sopa instantânea OU

● 1 barra de cereal light

JANTAR

● 1 pão de hot-dog com 2 salsichas de peru light, 1 col. (sopa) de mostarda e 1 col. (sopa) de catchup OU

● salada de rúcula e agrião, 2 tomates secos, 1 filé de linguado assado, 3 col. (sopa) de creme de espinafre OU

● salada de alface, 3 col. (sopa) de arroz, 2 col. (sopa) de creme de milho, 1 filé de frango grelhado OU

● Yakissoba: 2 pegadores de espaguete, 1 xíc. (chá) de cenoura, broto de bambu, couve-flor e cebola, 1 xíc. (chá) de carne em tiras, 3 col. (sopa) de shoyu light CEIA

● 1/2 banana prata com 1 col. (sopa) de aveia OU

● 2 biscoitos água e sal OU

● 1 col. (sopa) de uvas-passas OU

● 4 amêndoas

Dieta quase live e com hora marcada

Com este cardápio, você redescobre o prazer de comer o que quiser, desde que respeite as quantidades indicadas. Como o menu é prático e variado, pode secar até 8 kg em 30 dias e continuar nele por vários meses, até atingir o peso ideal

POR FABIANA GONÇALVES

não erre na quantidade

Veja o quanto você pode comer de cada porção de frutas

● 1 pires (chá) de jabuticaba

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4 comentários no Vilaclub

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NOME Gislei Martinho Americo
sex, 10/02/2012 - 19h43 - reportar abuso

estou tentando faser dieta faz tempo estava fasendo dieta dos pontos mas uma amiga falou dessa dieta de 3em3 horas vamos ver seeu consigo emagrecer com essa dieta minha amiga conseguiu vou tentar

responder ao comentário
NOME Daniela Oliveira
sex, 20/08/2010 - 01h49 - reportar abuso

Gostaria de saber se alguem conseguiu emagrecer msm, pq eu estou precisando emagrecer 10 kg,e ainda não consegui já estou desanimando, e preciso emagrecer urgentemente. espero resposta anciosa.

responder ao comentário
NOME NILCE BUENO
quin, 18/06/2009 - 01h16 - reportar abuso

ACHEI MARAVILHOSA ESTA DIETA VOU TENTAR SEGUIR A RISCA OBRIGADA E ME MANTENHA POR DENTRO DE QUALQUER OUTRA NOVIDADE SOBRE DIETAS DE 3 HORAS.

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NOME Fabiana Fialho
qua, 29/10/2008 - 23h50 - reportar abuso

Espero que funcione mas tenho que seguir...

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