O que comer antes e depois dos exercícios?

Qua, 01/10/2008 - 09h52    |   Reportar abuso
Por Roberta Silva

Todos devem fazer exercícios físicos. A prática constante proporciona muitos benefícios à saúde, como diminuição do estresse e da ansiedade, além de melhorar o humor e auxiliar na prevenção de diversas doenças.

A atividade física também contribui para manutenção ou eliminação de peso. Durante os exercícios, o metabolismo é acelerado, o gasto energético aumenta, e a pessoa consegue “queimar calorias”.

Um fator necessário para quem pratica qualquer tipo de atividade física, seja caminhadas ou atividades de grande intensidade, é a hidratação. A sede é um sinal de que a pessoa está em processo de desidratação. Portanto, a hidratação é fundamental para um bom desempenho físico. Ela deve ser adequada conforme o tipo e o período do exercício. Procure ingerir o líquido a cada 15 minutos de exercícios e, após a atividade, continue a se hidratar, até que se reponha todo o líquido eliminado.

Para pessoas que fazem caminhadas, ginástica, musculação, ou seja, exercícios leves, somente a água é o suficiente para hidratar. Já para os atletas que fazem um treinamento intenso, é importante incluir bebidas isotônicas, isso ajuda a repor todos os minerais perdidos durante o treino.

Muita gente tem dúvidas sobre a quantidade de carboidratos e proteínas que devem ser ingeridos quando começam a praticar atividades físicas. Às vezes exageram na quantidade destes nutrientes visando ser o melhor. Porém, os praticantes devem ter uma alimentação balanceada, que contenha carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e sais minerais na quantidade adequada. Devem consumir diariamente cereais, leguminosas, legumes, verduras, frutas, carnes, leite e derivados.

Antes de praticar exercícios sempre opte por consumir, uma hora antes, alimentos ricos em carboidratos como: macarrão integral, pão integral, bolachas, frutas, barra de cereais, etc. Assim você terá energia suficiente para realizar a atividade física.

Após a prática de exercícios, procure consumir carboidratos para repor suas energias gastas e consuma também alimentos que são fontes de proteínas para o aumento da massa muscular.





Comentar

Comentários (
5
)


0 relevância

Laura

postado:
02/04/2011 - 12h21

E quem tem Diabetes mas está controlada? Tem que ter uma alimentação diferente antes de caminhar?
Eu costumo caminhar as 18hs, o que deveria comer?

1 relevância

postado:
19/01/2010 - 14h08

15 min

Lembrem-se:
Procure ingerir o líquido a cada 15 minutos de exercícios e, após a atividade, continue a se hidratar, até que se reponha todo o líquido eliminado.

0 relevância

celia

postado:
03/07/2009 - 18h55

duvída!!!!!!!

oi como vai ,faço caminhada durante 30 minutos e corro 30 também não sinto sede durante então não tomo água ,só em casa quando chego ,com muita sede será que estou me prejudicando?

0 relevância

deska

postado:
27/05/2009 - 10h18

Olá

Todos os dias vou á academia, faço 30 minutos de esteira e depois vou para os aparelhos, depois volto para esteira, a cad intervalo dos exercicios tomo água está correto ?

Deska

0 relevância

sol

postado:
11/01/2009 - 15h51

água

olá tudo bem, eu corro desde os 18 anos, mas durante esta atividade eu nao costumo ingerir nem um liquido,só antes e depois.isso pode trazer algum mal a minha saude?

Comentar

Publicidade

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos casamento cortes de cabelo decoração dieta dukan emagrecer flor de tecido gravidez kama sutra maquiagem moda das famosas penteados perfumes importados pulseiras reciclagem sapatos sexo anal sexo oral tatuagem unhas decoradas